Renovação do Alvará de Transporte Escolar 2023 agora pode ser feita on-line

Prazo para solicitar o pedido tem início nesta segunda-feira (26)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, inicia, nesta segunda-feira (26), o prazo para renovação do Alvará do Transporte Escolar para o ano de 2023. A novidade é que, desta vez, todo o procedimento pode ser feito on-line, de forma mais prática e ágil, inclusive a entrega dos documentos.

Basta o interessado acessar o site: www.urbes.com.br e clicar no banner: “Renovação Alvará Transporte Escolar 2023 – Primeiro Semestre”, disponível na página principal, e seguir as instruções.

O primeiro passo é criar um usuário para atendimento on-line, envio de toda a documentação e avaliação do órgão municipal dos documentos apresentados (prazo de até dois dias úteis). O protocolo de atendimento gerado será encaminhado no e-mail cadastrado pelo condutor escolar e o solicitante deverá realizar a impressão desse protocolo e apresentar no dia da vistoria veicular.

Ocorre que, apesar da renovação do Alvará Escolar ser realizada anualmente pela Urbes, durante todo o mês de janeiro, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo – Unidade Sorocabamé quem faz a vistoria veicular. O agendamento das vistorias será de 5 a 26 de janeiro (para a pessoa física) e nos dias 26, 30 e 31 de janeiro (para a pessoa jurídica), sendo necessário, dentre outros documentos, o protocolo de renovação de Alvará 2023 da Urbes.

“Por isso, é importante que todos os condutores escolares realizem seu cadastro no site da Urbes, enviem os documentos necessários, em atendimento à legislação municipal vigente, para posteriormente agendar a vistoria veicular no órgão estadual. O processo está mais fácil e ágil, porque, antes, o solicitante tinha que ir pessoalmente até a Urbes para entregar os documentos”, explica o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

A Urbes orienta os condutores a verificarem com a unidade local do Detran/SP quais são os documentos necessários a serem levados no dia da vistoria. Nessa datas, em parceria com o órgão do Estado, a Urbes estará com uma equipe de fiscalização presente  no local, para verificação do cumprimento da legislação municipal e fazer a instalação do selo autorizador do serviço para o 1º semestre de 2023.

“É muito importante que o interessado fique atento aos documentos que eventualmente ficaram pendentes, especificados no protocolo Urbes, até a conclusão do processo de renovação, pois o selo autorizador e o alvará somente serão liberados, após regularização dessas pendências”, complementa.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (15) 3519-3100 (ramais: 3271/3267/3266) e (15) 3519-3112/3115/3171.


Urbes – Agência de Notícias