A Casa do Turista “André Salinas Vargas”, administrada pela Divisão de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur) da Prefeitura de Sorocaba, completará, nesta quarta-feira (21), dois anos de sua inauguração. Localizada no Jardim Santa Rosália, é a porta de entrada para os turistas que visitam Sorocaba, a poucos minutos do portal da cidade, pela Rodovia José Ermírio de Moraes (Castelinho), sendo responsável por desenvolver diferentes projetos voltados à área do Turismo no município.
Contando com um amplo espaço para a recepção dos turistas e da população sorocabana, a Casa do Turista tem uma identidade visual que valoriza e identifica alguns dos principais atrativos do município. Lá, o visitante pode assistir ao vídeo turístico institucional de Sorocaba e seus principais diferenciais, ter acesso a materiais impressos com dicas sobre a cidade e informações junto aos servidores que estão à disposição no local.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Paulo Henrique Marcelo, destaca o trabalho desenvolvido nesse ambiente, como estratégico para otimizar, cada vez mais, os atrativos da cidade. “Depois da elaboração do Inventário Turístico de Sorocaba e da verificação das informações obtidas nas Pesquisas de Demanda Turística, a equipe da Divisão de Turismo também se utilizou de Análise SWOT (forças, fraquezas, desafios e oportunidades), com o objetivo de gerar o diagnóstico turístico do município e identificar seus pontos fortes. Nos próximos dois anos, o Turismo continuará sendo uma das prioridades para o desenvolvimento econômico da cidade, gerando mais emprego e renda aos munícipes”, pontua.
O setor de negócios é um dos responsáveis pela chegada de visitantes e turistas a Sorocaba. Por abrigar um aeroporto de cargas e passageiros, o qual possui o maior polo de manutenção de jatos executivos da América Latina e o segundo maior do mundo, a cidade de Sorocaba recepciona engenheiros, mecânicos, pilotos e colecionadores de aeronaves que, ao aguardarem os serviços, passeiam pelos parques, consomem nos restaurantes e visitam os comércios e shoppings. Outro importante fator atrativo turístico do município são os eventos gastronômicos e culturais, pois muitas pessoas que querem visitar parentes e amigos aproveitam também os eventos realizados na cidade.
Para a chefe de Divisão de Fomento ao Turismo da Sedettur, Daniele Leite, após a inauguração da Casa do Turista, assim como depois do período pandêmico, Sorocaba tem retomado as atividades nesse setor a todo o vapor. “É um imenso prazer colaborar para o destaque do Turismo na cidade. Quem visita a Casa do Turista, além conhecer mais sobre o município, também tem em mãos, para o auxílio durante a visitação na cidade, o Guia Turístico de Sorocaba e o Mapa Turístico Oficial de Sorocaba, além de muitos outros materiais disponíveis”, ressalta.
Após a inauguração da Casa do Turista, vários assuntos foram fomentados, como o apoio ao APL (Arranjo Produtivo Local) Cervejeiro, da Associação Cerveja Livre, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba. Por meio dessa iniciativa, em março deste ano, foi lançado o mapa da “Rota Cervejeira de Sorocaba e Região”, composto por 23 pontos de visitação entre Sorocaba e cidades que compõe a Região Metropolitana (acesse em: Mapa Rota Cervejeira). De acordo com o Anuário da Cerveja de 2021, lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sorocaba ocupa o 7º lugar no ranking com o maior número de cervejarias do Brasil. Ainda, para estimular e desenvolver o turismo rural, contando a história da “Marquesa de Santos”, o chamado “Caminhos da Marquesa”, localizado na região de Brigadeiro Tobias, contempla uma rota turística que possibilita a vivência da cultura local, em meio a lindas paisagens naturais, além do resgate da história sorocabana, partindo do Casarão de Brigadeiro Tobias e passando por várias propriedades que formam a rota turística rural.
“Nossa cidade se destaca, cada dia mais, em diversos setores da economia e essa é mais uma conquista de um trabalho incansável de todos os envolvidos. A missão é atrair sempre mais investimentos e pessoas para visitar Sorocaba. Com isso, consequentemente, teremos mais postos de trabalho, qualidade de vida e atrativos turísticos”, completa a chefe de Divisão de Fomento ao Turismo da Sedettur.
Para impulsionar, ainda mais, todos esses atrativos que Sorocaba proporciona aos visitantes, os principais pontos turísticos ganharão, a partir do início de 2023, destaque especial em toda a região, por meio da TV Band Mais e seu portal Band Multi. Ao longo dos programas semanais da emissora, serão exibidos lugares mais procurados e roteiros, como a “Rota Cervejeira”, o “Caminhos da Marquesa”, o Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, parques municipais, entre outros que atraem milhares de turistas à cidade.
A Casa do Turista fica localizada na Rua Ana Monteiro de Carvalho, 50, no Jardim Santa Rosália, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (15) 3233-2043 e (15) 3211-2143.
Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias