Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) terão, na segunda-feira (19), das 10h às 14h, um momento exclusivo para se divertirem, de forma gratuita, nos quatro grandes brinquedos, entre Carrosséis e Trenzinho, que estão entre as atrações do “Natal Iluminado 2022”, na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro de Sorocaba.
A ação especial de inclusão social é promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Governo (Segov) e com o apoio da Secretaria da Cidadania (Secid). “Essa inciativa do Município tem como intuito promover a inclusão social, nesta época de festividades, proporcionando um momento único a essas crianças, que serão atendidas e acolhidas, com todo cuidado e carinho que elas merecem”, destaca o secretário de Governo, João Alberto Correa Maia.
Além do espaço ser de uso exclusivo delas, neste período da ação, os brinquedos não reproduzirão as músicas natalinas que ocorrem nos demais dias da programação do “Natal Iluminado”, uma vez que o estímulo sonoro pode incomodar a criança com TEA. O horário foi reservado antes do início da abertura dos brinquedos ao público em geral, que ocorre de segunda a sexta-feira, em horário estendido atendendo a pedidos, das 17h às 21h30, e aos sábados, das 9h às 13h, com menos estímulos visuais e sonoros, para que essas crianças possam aproveitar, com todo o conforto e tranquilidade.
Para participar da ação especial, basta os pais ou responsáveis levarem as crianças devidamente identificadas com a Carteirinha de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista ou o chamado Cordão de Girassol.
A Praça Coronel Fernando Prestes também conta com iluminação e decoração especial, com Presépio, Casa do Papai Noel, Feira de Alimentação e shows culturais. Ainda, outra atração é o Trenzinho da Alegria, oferecido aos moradores pela Associação Comercial de Sorocaba (ACSO). O último passeio da programação será realizado no dia 20 de dezembro, das 16h às 20h, com embarque e desembarque na Rua São Bento, em frente ao Banco Safra. O passeio é gratuito e os ingressos poderão ser retirados no momento do embarque.
Cidadania – Agência de Notícias