Prefeitura de Sorocaba inaugura Parque Municipal Histórico da Tecelagem para eventos e exposições culturais


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), inaugurou, nesta terça-feira (30), o Parque Municipal Histórico da Tecelagem, em um dos prédios remanescentes históricos da antiga fábrica de tecidos Santa Maria, na Vila Hortência, datados de 1882. O espaço abriga uma ampla área verde, além de um ambiente histórico fabril, com um acervo composto por maquinário e arquitetura preservada, e será utilizado, neste primeiro momento, para sediar eventos culturais, como feiras e exposições.


O espaço público, tombado como patrimônio histórico de Sorocaba, pelo Decreto Municipal nº 22.816/2017, tem como intuito preservar a memória da população sorocabana, já que a cidade abrigou, em meados de 1900, fábricas de grande representatividade da indústria têxtil do Estado de São Paulo, empregando milhares de sorocabanos e promovendo o desenvolvimento do Município, sendo chamada, na época, de Manchester Paulista, em referência à cidade inglesa famosa pela produção de tecidos.


“Estou profundamente emocionado e agradecido de estar hoje, aqui, na inauguração deste parque, que é tão bonito. Quem ganha com isso é a população! Não tenho palavras para agradecer a todos vocês, que, em tempo recorde, contribuíram para que este espaço fosse inaugurado, hoje. À medida que o parque for evoluindo, com a identificação dos maquinários e a história da tecelagem, e tiver toda a estrutura necessária, será igualmente aberto ao público de forma geral”, afirmou o prefeito em exercício, Luis Santos.


“É com muita alegria que damos o pontapé inicial da entrega deste parque à população. Um local muito bonito, que, neste primeiro momento, poderá receber feiras culturais e exposições, por exemplo, demandas que chegam até a Secretaria de Cultura”, destacou o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner.


“Agradeço à equipe da Secretaria de Serviços Públicos e aos integrantes da Coopereso, que realizaram toda a limpeza dessa área, nos últimos dias. Esse ambiente harmonioso e incrível, no coração da nossa cidade, agora poderá receber diferentes eventos culturais”, enfatizou o secretário de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin de Almeida Rosa.


Em sua fala, o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Luiz Henrique Galvão, também salientou o empenho de todos para mais essa conquista. “Agradeço a todas as Secretarias que se empenharam para que a inauguração deste parque se tornasse uma realidade. O bairro e toda a comunidade ganham muito com isso e este local será um diferencial, recebendo feiras e eventos culturais”, afirmou.


Além do prefeito em exercício, Luis Santos, e dos secretários municipais Luiz Antonio Zamuner (Cultura), Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras) e Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas), também participaram do ato o secretário de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, Thiago Santoro, o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e o vereador Fernando Dini.


Read More