As equipes que integram o programa “HumanizAção”, compostas por profissionais da Coordenadoria de Combate ao Álcool e outras Drogas, ligada à Secretaria da Cidadania (Secid), e do Serviço de Obras Sociais (SOS), com o apoio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), via Guarda Civil Municipal (GCM), do setor de Fiscalização da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (Seurb) e da Coopereso, além de parceria com a Polícia Militar (PM), realizaram uma ação especial de abordagem social, nos arredores do antigo Sabe Tudo, no Jardim Zulmira, atendendo a informações de moradores do bairro.
No local, foram encontradas três pessoas, que receberam abordagem social especializada e foram orientadas. No entanto, nenhuma delas aceitou o convite de encaminhamento e abrigo no SOS. Havia uma grande quantidade de sujeira e de inservíveis no lugar. A equipe da Coopereso realizou toda a limpeza, retirando dali um caminhão repleto de materiais.
“Entre as ações importantes do ‘HumanizAção’, estão a manutenção da ordem e a organização dos espaços públicos, que precisam ser cuidados para prevenir a ação de pessoal mal intencionado. Por isso, as forças de segurança se unem a equipes de outras áreas, no sentido de promover acolhimento e, ao mesmo tempo, coibir o mau uso desses locais”, afirma o secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro.
Ações em outros pontos
Além dessa ação especial, as equipes do “HumanizAção” prosseguem com as atuações diárias, em diversos pontos da cidade. Ao longo desta quinta-feira (24), foram realizados 33 atendimentos a pessoas em situação de rua em diferentes localidades, sendo que 21 delas aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). Lá, são disponibilizados aos abrigados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente e cuidados de higiene.
As equipes especializadas percorreram 19 endereços, sendo: Rua Sônia Bernuncio; Rua Emílio Carlos; Rua Zico; Rua Dino Pannunzio; imediações da Rodoviária; Rua Benedita Conceição Gomes Perpeline; Praça Frei Baraúna; Av. Dom Aguirre; Praça Tadeu Strunck; Praça Arthur Farjado; Largo do Rosário; Rua Sete de Setembro; Praça Cel. Fernando Prestes; Av. Ulysses Guimarães; Av. Afonso Vergueiro; Praça Pedro de Toledo; Av. Itavuvu; Rua Blaza Munhoz e Rua São Bento.
Saiba como ajudar
A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).
Fotos: GCM/Divulgação
Segurança – Agência de Notícias