Jardim Botânico de Sorocaba ganha nova iluminação em alusão ao Novembro Roxo

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), iluminou, nesta quarta-feira (16), o Palacete de Cristal do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” na cor roxa, em alusão à campanha global Novembro Roxo, que tem 17 de novembro como o Dia Mundial da Prematuridade, com o intuito de alertar a sociedade sobre o crescente número de partos prematuros, suas causas e consequências.

A iniciativa atende ao pedido da Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com) feito ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Sorocaba. A data já faz parte do calendário da saúde pública de diversos Estados e Municípios e tramita na Câmara Federal o PL 10.739/2018, que visa instituir 17 de novembro como o Dia Nacional da Prematuridade, sendo uma das ações previstas, a iluminação de prédios públicos com a cor símbolo da causa.

A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil antes dos 5 anos, no mundo todo, e o Brasil é o 10º país no ranking de nascimentos precoces.

O espaço permanecerá iluminado com a cor roxa à noite, a partir das 18h, até este domingo (20). Após esse período, o prédio volta a receber a iluminação especial na cor azul, em alusão ao Novembro Azul, que tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O sistema de iluminação do Palacete de Cristal Jardim Botânico é inteiro com lâmpadas de tecnologia de LED e a coloração foi implantada com o auxílio da Gestão de Tecnologia da Informação e Infraestrutura (TI), da Secretaria de Administração (Sead), sem custos ao Município.

O Palacete de Cristal é o principal edifício do Jardim Botânico, com uma construção de vidro e estruturas metálicas, em uma área de 500 metros quadrados. O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, e pode ser visitado de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3235-1130.

Meio Ambiente – Agência de Notícias