A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria da Igualdade Racial, e da Secretaria de Cultura (Secult), realiza, no próximo dia 20 de novembro, a tradicional “Feira Crespa”, em referência ao Dia da Consciência Negra.
O evento é aberto ao público e acontece no Parque das Águas, das 14h às 22h. Haverá uma diversificada programação musical, ao longo do dia, com a participação de artistas de várias vertentes, buscando agradar os diferentes gostos musicais do público. As atrações incluem a dupla sertaneja Maycon & Maurício (14h), o MC Aprile (15h), o trio Ponto 3 Samba Rock (16h), o cantor de MPB e outros ritmos Julinho Simpatia (17h), o conjunto Primos Samba (18h), os cantores de MPB Julia e Kazlu (19h), a banda de música contemporânea brasileira Karminda (20h) e a bateria Puro Swing (21). Para a participação do grupo Ponto 3 Samba Rock, foi possível contar com o apoio do SESC Sorocaba.
Além das atrações culturais, haverá a venda de comidas típicas e produtos artesanais, com referência às culturas africana e afrobrasileira, sempre buscando valorizar esses produtores.
Ações sociais nos CRASs
Além da parte cultural, aberta a toda a população, a Coordenadoria de Igualdade Racional também está promovendo, em algumas unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e na Chácara do Idoso, ações sociais voltadas aos moradores de cada território. Confira os locais e os horários:
21/11, às 14h – Café cultural (com parceria da Padaria Real) e oficina de turbantes, com a instrutora Nia, no CRAS Ana Paula Eleutério;
22/11, às 9h – Oficina de bonecas Abayomi, com a instrutora Marilda Correia, na Chácara do Idoso;
22 e 29/11, às 9h – Café com Arte: rodas de conversa sobre o tema, no CRAS Carandá;
24/11, às 9h – Oficina de turbantes, com a instrutora Nia, na Chácara do Idoso;
29/11, às 9h – Roda de conversa com o Conselho Municipal da Igualdade Racial, na Chácara do Idoso;
30/11, às 9h – Palestra sobre Saúde da Mulher Negra, com a enfermeira Thabata Zamboli Fontana, da UBS Nova Esperança, no CRAS Nova Esperança (convidada: enfermeira Daniela Valentim).
“A Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria da Cidadania está organizando uma programação bastante abrangente e vem se empenhando muito na realização desse importante evento, que é uma forma festiva e muito positiva de valorizar e divulgar a cultura africana, que se integra à cultura brasileira”, afirma a responsável pela Coordenadoria, Viviane Taveira.
Para mais informações, é possível entrar em contato com a Coordenadoria da Igualdade Racial da Secid, pelo telefone: (15) 3212-6912.
Cidadania – Agência de Notícias