Foto: GCM/Divulgação
A população sorocabana, mais uma vez, teve papel importante para ajudar as equipes do “Humanização” a localizarem pessoas em situação de rua que necessitavam de cuidado e auxílio, transmitindo informações. Ao todo, foram feitas abordagens sociais especializadas a 58 pessoas, neste sábado (12), sendo que 18 aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). No local, são disponibilizados aos abrigados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente e cuidados de higiene. Também são feitos encaminhamentos a serviços de saúde, sempre que necessário. Mas o principal propósito dessas ações é a reinserção dessas pessoas à sociedade, a começar pelo reencontro com suas famílias de origem, sempre que há essa viabilidade e o desejo da pessoa.
Realizado de forma integrada, o programa municipal reúne profissionais da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), da Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas, e da Secretaria da Saúde (SES), além do apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes.
Foram percorridos pelas equipes, contando com as informações dos munícipes, os seguintes endereços: Rua Valter Caldini, Rua São Bento, Rua XV de Novembro, Rua Sete de Setembro, Rua Cesário Mota, Rua da Penha, Rua Brigadeiro Tobias, Praça Cel. Fernando Prestes, entorno do Mercado Municipal e da UPH Zona Oeste, Rua Salvador Stefanelli, Rua Benedito Ferreira Telles, Rua Dr. Campos Sales, imediações do Terminal Santo Antônio e da Rodoviária, Av. Dom Aguirre, Av. Afonso Vergueiro, Praça Pedro de Toledo, redondezas da UPH Zona Norte e Av. Hermerlino Matarazzo.
Saiba como ajudar
A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos ao SOS.
O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).
Cidadania – Agência de Notícias