As famílias sorocabanas podem participar, na próxima terça-feira (8), às 14h, da oficina de boneca Abayomi, na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, localizada no Alto da Boa Vista. Já, na quarta-feira (9), às 14h, a atividade ocorrerá na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, localizada no Centro.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a oficina gratuita será ministrada pela educadora Marilda Corrêa e tem como objetivo celebrar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro).
Abayomi é um termo que significa “encontro precioso”. A boneca também representa um sentimento positivo, como felicidade, serenidade e amor. Sem costura alguma, apenas com nós ou tranças, as bonecas não possuem demarcação de olhos, nariz e boca, com o intuito de favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas.
Inspirada pela tradição dessa arte histórica, a professora Marilda Corrêa contará histórias e ensinará crianças e adultos a confeccionarem a boneca Abayomi, buscando evidenciar a memória e a identidade popular do povo brasileiro, valorizando a diversidade cultural e a importância histórica e social entorno das bonecas.
Marilda Aparecida Corrêa é professora de Geografia e faz parte do Nucab (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros) da Universidade de Sorocaba (Uniso), da Comissão Mista de Relações Étnico-raciais da Secretaria da Educação (Sedu), além de ser integrante do Conselho Municipal da Mulher de Sorocaba, conselheira administrativa da Funserv (Fundação da Seguridade Social dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba) e da AAPPMS (Associação dos Aposentados e Pensionistas da Prefeitura Municipal de Sorocaba).
Não há necessidade de inscrição prévia. A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3228-1955. Já, a Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” fica na Rua da Penha, 673, no Centro. Outras informações, pelo telefone: (15) 3231-5723.