Uma operação conjunta, realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil, Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Sorocaba, Setor de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES), Polícia Militar (PM) e Polícia Civil, interditou três estabelecimentos nesta sexta-feira (21), devido a irregularidades. A ação teve início às 9h e avançou pelo período da tarde.
A ação integrou dois agentes da Defesa Civil, dois da Zoonoses, três da Fiscalização, seis GCMs, seis PMs e quatro policiais civis, que se reuniram na sede do 7º Batalhão da PM, em Santa Rosália. Ao todo, quatro estabelecimentos foram vistoriados, nos bairros Nova Esperança, Jardim Aeroporto e Vila São Caetano.
Ao longo do dia, também cinco veículos foram vistoriados e treze pessoas abordadas para averiguação, sendo que uma delas foi encaminhada para a Delegacia de Polícia, para prestar esclarecimentos.
O estabelecimento no Jardim Aeroporto foi interditado por desvio de finalidade e falta de licença para funcionamento. O local também foi notificado por mato alto e depósito de materiais em local descoberto, o que é propício à proliferação de larvas de mosquitos transmissores de doenças e animais peçonhentos.
Um ferro-velho no Jardim Nova Esperança e um na Vila São Caetano foram notificados para encerramento da atividade, até a regularização da ausência de licença. Ainda, foram autuados pela Zoonoses, sendo que, no primeiro, houve apreensão de pneus que tinham acúmulo de água e poderiam servir como potencial criadouro de mosquitos transmissores de doenças. Outro estabelecimento na Vila São Caetano foi notificado por obstrução de calçada.
“A ‘Operação Ferro-velho’ vai continuar de forma intensificada, contemplando todas as regiões da cidade. Os locais fiscalizados são definidos, a partir de inteligência interna e de denúncias recebidas pela Prefeitura e pelas forças policiais, para averiguar suspeitas de irregularidades, além daquelas no âmbito criminal”, explica o secretário da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) da Prefeitura de Sorocaba, Alexandre Caixeiro.
Para fazer uma denúncia, o munícipe pode entrar em contato pelo telefone 156 ou pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município: (15) 99129-2426.
Fiscalização – Agência de Notícias