A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), em parceria com a Casa Nossa Senhora das Graças, inaugurou mais um equipamento inédito no município, nesta quinta-feira (20). Trata-se de a primeira Residência Inclusiva (RI) da cidade, destinada a acolher pessoas com deficiência (PCD) em situação de vulnerabilidade social.
A RI tem toda a infraestrutura necessária para atender, com comodidade e conforto, o público ao qual se destina. O local deverá receber pessoas que tenham algum tipo de deficiência e a dificuldade de ter alguém da família para o suporte necessário às atividades do dia a dia.
Formando a frente de honra da cerimônia de entrega estiveram presentes o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto, que representou o prefeito Rodrigo Manga; os secretários da Cidadania (Secid), Clayton Lustosa, e de Comunicação, Fernanda Burattini; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o responsável pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Secid, Jesiel Pontes de Oliveira; o defensor público de Sorocaba, João Paulo da Silva Santana; e o presidente da Casa Nossa Senhora das Graças, Gelfe Franco Luiz. Também estiveram presentes os irmãos Antônio Carlos Soares e Rosilene Soares, já selecionados para serem moradores da nova Residência Inclusiva.
O vice-prefeito se pronunciou com emoção durante a cerimônia. “Para a gente ver isso acontecer na cidade de Sorocaba, é porque há muito trabalho e muita dedicação. Eu parabenizo tanto o secretário da Cidadania, bem como o presidente da Casa Nossa Senhora das Graças, os dois muito empenhados em dar vida a esse importante projeto, destinado a proporcionar mais qualidade de vida à população”.
“É uma grande alegria estarmos aqui, acompanhando a inauguração da Residência Inclusiva, que, por sua vez, só foi possível graças à parceria com a instituição social Casa Nossa Senhora das Graças. Este é um lugar espaçoso e muito bem equipado, onde as pessoas virão para serem tratadas com todo respeito, dignidade e muito zelo”, afirmou o secretário da Secid.
“Trata-se de a primeira residência destinada a acolher pessoas que têm algum tipo de deficiência, não conseguem contar com seus familiares neste momento e precisam de algum cuidador. Em muitos casos, por exemplo, porque a pessoa acaba ficando desassistida após a perda dos pais. É muito importante ver Sorocaba atuante para proporcionar esse serviço”, destacou o responsável pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Secid.
O presidente da Casa Nossa Senhora das Graças também falou sobre o empenho e a dedicação em oferecer o melhor aos futuros hóspedes. “Como entidade, nos preocupamos em fazer o melhor pelas pessoas. Há nove anos atendemos, nas Casas Lares, crianças e adolescentes. Agora, estamos diante de mais essa missão, de atender pessoas que precisam viver a dignidade que lhes é própria. Tenho a certeza de que o amor com o qual realizamos esse serviço nos dará o suporte para a realização desse lindo trabalho.”
Também coube ao defensor público João Paulo da Silva Santana acompanhar todo o processo que culminou na inauguração da Residência Inclusiva em Sorocaba. “Temos a missão contínua de atender a população mais carente, garantindo os direitos que estão na Constituição. Desde 2015, identificamos essa demanda no município e, desde então, estamos lutando para alcançar a atual conquista. Ficamos felizes por encontrar respaldo na atual Gestão Municipal, que trabalhou intensamente para essa garantia dos direitos”, ele finalizou.
A Residência Inclusiva está localizada no bairro Lopes de Oliveira, na Zona Norte. Mais informações a respeito do seu funcionamento podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3212-6900.
Fotos: Michelle Alves/Secom
Cidadania – Agência de Notícias