Confira o balanço das ações do Setembro Amarelo nos CAPSs de Sorocaba

Com o objetivo de prevenir, conscientizar e alertar sobre a importância das iniciativas de combate ao suicídio, os Centros de Atenção Psicossociais (CAPSs) de Sorocaba realizaram diversas ações alusivas à campanha Setembro Amarelo, ao longo do mês.

O CAPS AD III “Roda Viva” realizou exposições de cartazes, com produções dos próprios usuários do serviço, além de bate-papo sobre o tema. A unidade também teve uma caminhada de conscientização e um sarau, com apresentações musicais e poemas ao público interno da unidade.

Em parceria com o CAPS “Saca Só”, o CAPS “Roda Viva” realizou uma atividade em alusão ao Setembro Amarelo, que contou com exposição de artesanatos produzidos nas oficinas da unidade e mostra de cartazes, estimulando o autocuidado e a prevenção.

Os usuários do CAPS III “Alegria de Viver” puderam ver filmes no “Cine CAPS”. A atividade teve como objetivo trabalhar as emoções e a importância de expressar os sentimentos. Foram feitas confecções de mandalas no Parque Água Vermelha, proporcionando momentos relaxantes e reflexivos aos participantes. Outro exercício veio por meio da ação ‘Multiplicadores do Crochê’, que trouxe atividades manuais, com muita concentração e atenção.

A unidade também contou com formação junto à equipe do SOS (Serviço de Obras Sociais), a fim de refletir sobre as características de pacientes de saúde mental, além de ginástica chinesa coletiva.

O CAPS IJ “Ser e Conviver”, por sua vez, teve roda de conversa com os pais e responsáveis, oficinas de cartazes, pipas, mandalas e musicalidade junto às famílias. A unidade também contou com roda de capoeira e teatro, além de atividade esportivas e fotográficas.

Por fim, no CAPS IJ “Bem Querer” houve ações com a rede de Educação, sobre a prevenção e o combate ao suicídio e a atenção voltada para a depressão, além de roda de conversa sobre a temática do Setembro Amarelo.

Discussões sobre o assunto em grupos terapêuticos formados por adolescentes foram abordadas no CAPS IJ “Aquarela”. A unidade também foi decorada com cartazes, com poemas e pequenas telas confeccionadas, e contou com oficinas, dinâmicas e abordagem reflexiva.

Confecção de broches de fitas e tiras amarelas, cor-tema da campanha, incluindo mensagens motivadoras fizeram parte do roteiro do CAPS III “Viver em Liberdade”. A unidade também abordou o Setembro Amarelo com roda de conversa. No dia 29 de setembro, teve um amistoso de futebol entre os times formados pelo CAPS “Viver em Liberdade” x o CAPS “Arte do Encontro”.

O CAPS lll “Arte do Encontro” decorou a unidade e realizou oficinas e atividades com artesanatos. Houve, ainda, diálogo com grupo de mulheres, abordando o tema de valorização à vida e uma caminhada simbólica.

Os profissionais dos CAPS III de Sorocaba, que atuam no SOS, também palestraram para os usuários das unidades CAPS III “Alegria de Viver”, CAPS III “Viver em Liberdade” e CAPS III “Arte do Encontro”, sobre a prevenção ao suicídio. A ação também ocorreu na UBS Sorocaba 1 e ao ar livre, em alguns parques da cidade.

Com o apoio da Coordenação de Saúde Mental e da equipe de referência técnica das Residências Terapêuticas, houve ação de “Caminhada pela Vida” junto aos moradores dos Serviços Residenciais Terapêuticos, além da entrega de lembrancinhas confeccionadas pelos próprios moradores para a população em um shopping da região central.

Além das atividades nos CAPS, a Secretaria de Saúde (SES), por meio da Coordenação de Saúde Mental, igualmente realizou, no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, uma capacitação sobre o tema “Saúde Mental e Infância: fluxos e cuidados”. 

O encontro, realizado em alusão à campanha Setembro Amarelo, contou com a participação de profissionais da Saúde, setores do Tribunal de Justiça da Infância e Juventude, equipe de Acolhimento da Rede Saica (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes), representantes do Setor da Justiça Restaurativa, membros do Conselho Tutelar e equipe técnica da Escuta Especializada e Coordenadoria da Criança e do Adolescente.

 Na ocasião, a equipe de Coordenação de Saúde Mental abordou sobre prevenção ao suicídio, em palestra realizada pelo médico psiquiatra dos CAPSs Infantojuvenis (Centro de Atenção Psicossocial) de Sorocaba, Dr. Carlos Eduardo Paula Leite.

“A participação de todas as equipes envolvidas gerou um resultado muito significativo para cada pessoa envolvida. Abordar temas sensíveis, como a prevenção ao suicídio, à depressão e a valorização da vida requer muito preparo e dedicação. Parabéns a todos os envolvidos”, destacou Lívia Siviero Canavezi, psicóloga e supervisora em Saúde da Coordenação de Saúde mental da SES.


Saúde – Agência de Notícias