Zoo de Sorocaba comemora o Dia Nacional do Lobo-guará na próxima quarta-feira (12)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), promove, na próxima quarta-feira (12), das 13h às 17h, uma programação especial para celebrar o Dia Nacional do Lobo-guará (12 de outubro), no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

Administrado pela Sema, o “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos zoológicos da América Latina, classificado pelo Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além da conservação das espécies, o parque desempenha um importante trabalho de educação ambiental, pesquisa, bem-estar animal e lazer, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

O objetivo da programação especial é sensibilizar os visitantes sobre a importância da conservação e da sustentabilidade no meio ambiente natural e urbano, utilizando como “bandeira” a espécie. O Dia do Lobo-guará faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente no município de Sorocaba, instituído pela Lei Municipal nº 8.812, de 15 de julho de 2009.

A programação contará com uma série de atividades educativas, em pontos interativos distribuídos pelas alamedas do Zoológico, como pintura corporal, oficina de máscaras, teatro interativo, entre outras atrações especiais.

O lobo-guará consta na lista de espécies ameaçadas de extinção do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e vive no Cerrado, uma vegetação presente na cidade de Sorocaba.

A pressão humana nesses ambientes, decorrente da criação de novas áreas para a expansão da agropecuária e urbanização, exploração mineradora, entre outras questões, vem contribuindo para a diminuição dessas áreas naturais e das espécies que nelas habitam.

A conservação dos ambientes naturais é extremamente importante para a manutenção da qualidade do meio ambiente e, consequentemente, da qualidade de vida dos animais e do seres humanos, pois contribuem, por exemplo, para o aumento da umidade do ar, proporcionam sombras aconchegantes, frutos, flores, protegem o solo e as nascentes (rios, lagoas e lagos), preservam a vida silvestre, regulam o clima, o ciclo das chuvas, entre outros.

O “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h.

Meio Ambiente – Agência de Notícias