Em mais uma ação de abordagem social especializada, as equipes do “Humanização” realizaram, na noite de domingo (2), atendimentos a 37 pessoas em situação de rua, em diferentes regiões da cidade, sendo que 10 delas aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Socias (SOS). Lá, são disponibilizados aos abrigados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente e cuidados de higiene.
Realizado de forma integrada, o programa municipal reúne profissionais da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), da Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas, e da Secretaria da Saúde (SES), além do apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes.
Foram percorridos pelas equipes 16 lugares diferentes, sendo: Praça Frank Speers; Rua Dr. Augusto Gomes; Av. Dom Aguirre; Rua Salomão Pavlovisk; Av. General Carneiro; imediações da Rodoviária; Praça Cel. Fernando Prestes; Rua Dr. Arlindo Luz; Praça Edmundo Vale; arredores da Igreja Renascer; Rua São Bento; Av. Afonso Vergueiro; Praça Pedro de Toledo; Av. Itavuvu; Rua Blaza Munhoz e redondezas do Terminal São Paulo.
Saiba como ajudar
A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).
Além disso, durante as estações mais frias do ano, animais de estimação que estejam na companhia das pessoas acolhidas ou que se encontrem abandonados nas ruas também recebem abrigo, com ações por parte da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).
Cidadania – Agência de Notícias