A Prefeitura de Sorocaba realizou, nesta quinta-feira (22), a primeira ação do programa “Hortas Comunitárias” na Chácara do Idoso. A iniciativa inédita, embasada na Lei Municipal nº 12.374/2021, contou com a participação de 19 voluntários, além de palestras sobre plantação e cultivo de hortaliças.
Ao longo do dia, os participantes puderam assistir a uma palestra sobre os cuidados que a horta deve receber, junto ao engenheiro agrônomo Caetano Mainine. Em seguida, foi dado início à preparação do solo, para que, na quarta-feira (28), comecem as plantações das hortaliças.
A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), da Cidadania (Secid), de Urbanismo e Licenciamento (Seurb) e de Serviços Públicos e Obras (Serpo), com o objetivo de fomentar a conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável e incentivar a produção local.
“Esse é um projeto muito importante, pois incentiva uma cadeia autossustentável na região da horta comunitária, além da produção de alimentos de excelência, cultivados pelos voluntários, assegurando a atividade de forma legal a todos que usufruem do espaço”, ressaltou o secretário da Sedettur, Paulo Henrique Marcelo.
Saiba como participar
A Sedettur prossegue com os cadastros de voluntários interessados em atuar nesse programa pioneiro. Os mesmos poderão ter como contrapartida do Poder Público a permissão de uso do terreno onde será realizada a horta, desde que atendam aos requisitos da legislação.
Haverá, ainda, um programa de capacitação, além de desconto na tarifa de água e acompanhamento técnico gratuito para a formação das hortas comunitárias, que contribuirão igualmente para o aproveitamento de espaços urbanos vazios.
O cadastro para solicitar a participação no projeto deve ser feito pelo telefone: (15) 3316-1647 ou pelo e-mail: agricultura@sorocaba.sp.gov.br. A Sedettur está localizada na Avenida General Osório, 1.840, na Vila Barão. Mais informações podem ser obtidas pessoalmente na Secretaria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Fotos: Divulgação.
Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias