“HumanizAção” realiza força-tarefa de limpeza e coleta mais de 4 toneladas de materiais inservíveis em vias e espaços públicos nesta quinta-feira (22)

A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), que integra o programa “HumanizAção”, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), o Serviço de Obras Sociais (SOS) e a Guarda Civil Municipal (GCM), efetuou, na manhã desta quinta-feira (22), mais uma força-tarefa de limpeza em vias e espaços públicos da cidade.

O secretário interino da Sesu, Alexandre Caixeiro, também esteve presente e acompanhou a ação, ao lado de toda a equipe.

No total, a inicitiva integrada, realizada em diferentes pontos, coletou, ao longo da manhã, mais de 4 toneladas de resíduos e materiais inservíveis das ruas, calçadas e áreas verdes do município. Esses resíduos são deixados nos locais, muitas vezes, por pessoas em situação de rua que utilizam esses espaços para abrigo.

A ação visa dar assistência a essa população, evitando a possível disseminação de doenças, com a assepsia dos espaços realizada pelas equipes, bem como beneficiar a população em geral, que partilha desses ambientes. Além disso, a limpeza proporciona mais organização e asseio aos espaços públicos da cidade.

As limpezas foram realizadas em três diferentes regiões, sendo: Ponte João Bornia Filho, Av. Elias Maluf e imediações do SOS.

“HumanizAção”

Em mais uma ação de abordagem social especializada, as equipes do “Humanização” realizaram, ao longo da madrugada de quinta-feira (22), atendimentos a 55 pessoas em situação de rua, em diferentes locais da cidade, sendo que 23 delas aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Socias (SOS). Lá, são disponibilizados aos abrigados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente e cuidados de higiene.

Foram percorridos pelas equipes os seguintes endereços: Av. São Paulo; Praça Cel. Nogueira Padilha; Rua Nogueira Martins; Praça Oxford; Av. General Carneiro; Rua Salvador Pereira de Camargo; Ponte João Bórnia Filho; Praça Fernando Bizan; redondezas do SOS; Av. Elias Maluf; Praça Castro Alves; Av. Cel Nogueira Padilha; Av. Afonso Vergueiro; Praça Pedro de Toledo; Av. Itavuvu; Rua Blaza Munhoz, dentre outros.

Saiba como ajudar

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Além disso, durante as estações mais frias do ano, animais de estimação que estejam na companhia das pessoas acolhidas ou que se encontrem abandonados nas ruas também recebem abrigo, com ações por parte da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).

Ainda, outra forma ainda de colaborar é doando rações, roupinhas e casinhas para pets, que vão ajudar a abrigar e aquecer os animaizinhos acolhidos. As doações podem ser entregues, das 8h às 17h, na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, da Sema, localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.

Fotos: Divulgação.


Cidadania – Agência de Notícias