Projeto educativo leva a biodiversidade do Rio Sorocaba aos alunos da E.M. “Prof. Flávio de Souza Nogueira”


Na manhã desta quinta-feira (22), a Prefeitura de Sorocaba, por meio das equipes de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), levou o projeto “Rio vai à Escola” à E.M. “Prof. Flávio de Souza Nogueira”.


A atividade integrou a programação especial para comemorar o Dia da Árvore (21 de setembro). A data faz parte do calendário oficial de eventos alusivos ao meio ambiente do município, conforme a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.


“Essa é mais uma ação desenvolvida em parceria pelas equipes de Educação Ambiental da Sema e do Saae/Sorocaba, com o intuito de apresentar a biodiversidade do Rio Sorocaba e sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância da conservação dos recursos hídricos da cidade”, explica o secretário da Sema, Thiago Santoro.


“O projeto é de extrema importância para que as crianças tenham uma boa dimensão sobre o aumento da vida aquática presente no Rio Sorocaba e para conscientizar da necessidade de sempre mantê-lo limpo e agradável para todos”, destaca o diretor-geral da autarquia, Tiago Suckow.


Durante a ação educativa, os alunos participaram de bate-papo sobre o tema e, na sequência, conheceram algumas espécies de peixes que habitam o Rio Sorocaba, quando puderam fazer o manuseio de espécies fixadas, utilizando uma lupa, para observar suas estruturas e aprender sobre suas principais características.


Os estudantes ainda tiveram a oportunidade de saber de que forma, no cotidiano, eles podem contribuir para a manutenção das nascentes, córregos, rios e lagos da cidade, além das florestas, como, por exemplo, descartar corretamente o lixo e a importância da mata ciliar para a preservação da biodiversidade de fauna do rio.


“A experiência foi ótima, inclusive a acolhida da equipe da escola, em especial dos alunos. Ver o brilho nos olhos e a curiosidade deles em querer saber mais e também contar o que sabem sobre a natureza da nossa cidade foi incrível”, declara a professora de Educação Ambiental da Sema, Viviane Rachid.


Já, para a professora de Geografia do 7º ano da E.M. “Prof. Flávio de Souza Nogueira”, Simeia Cristiane Gimenes, o projeto “Rio vai à Escola” superou as expectativas. “Achei o projeto maravilhoso. Contribuiu muito para o conhecimento dos alunos sobre a importância da fauna e da flora da nossa cidade e do Rio Sorocaba. Foi uma atividade bastante abrangente”, relata.


As escolas públicas e privadas de Sorocaba interessadas em receber o projeto podem solicitar o agendamento pelo e-mail: parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br, informando a data desejada. A atividade, voltada a crianças com idade a partir de quatro anos, ocorrerá até meados de dezembro, às quintas-feiras, no período da manhã.


Meio Ambiente – Agência de Notícias