A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), com sua Coordenação de Saúde Mental, realizou, nesta quarta-feira (21), no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, uma capacitação sobre o tema “Saúde Mental e Infância: fluxos e cuidados”.
O encontro, realizado em alusão à campanha Setembro Amarelo, contou com a participação de profissionais da Saúde, setores do Tribunal de Justiça da Infância e Juventude, equipe de Acolhimento da Rede Saica (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes), representantes do Setor da Justiça Restaurativa, membros do Conselho Tutelar e equipe técnica da Escuta Especializada e Coordenadoria da Criança e do Adolescente.
Na ocasião, a equipe de Coordenação de Saúde Mental abordou sobre prevenção ao suicídio, em palestra realizada pelo médico psiquiatra dos CAPSs Infantojuvenis (Centro de Atenção Psicossocial) de Sorocaba, Dr. Carlos Eduardo Paula Leite.
Também estiveram presentes a promotora pública da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de São Paulo em Sorocaba, Dra. Cristina Palma; a responsável pela Coordenadoria da Criança e do Adolescente, Dra. Janaína Diniz, e a defensora pública Dra. Gisele Ximenes.
“Ações que promovem reflexão e abordagem preventiva sobre o suicídio são fundamentais, sobretudo para o público infantojuvenil, que passa por desafios singulares nesta fase da vida”, conclui Livia Siviero Canavezi, psicóloga, supervisora em Saúde da Coordenação de Saúde Mental da SES.
Saúde – Agência de Notícias