A endometriose é uma doença comum, que afeta mulheres em todo o mundo, mas o sofrimento que elas passam em silêncio não deve ser ‘normalizado’. O desconhecimento acerca da condição ainda é muito grande e isso não é só preocupante para as pacientes afetadas pela enfermidade. A falta de informação, incluindo entre profissionais médicos, dificulta o seu diagnóstico.
Os sintomas lembram ao de cólicas fortes e persistentes de uma menstruação, mas na verdade são bem piores. A dor pode ser extremamente debilitante e afetar a saúde física e mental geral de uma pessoa.
Infelizmente, a falta de conscientização geral resultou na banalização desses sintomas a ponto de muitas mulheres não serem diagnosticadas há anos. Se não for tratada, a endometriose pode causar infertilidade e levar a outros problemas graves.
A boa notícia é que cada vez mais celebridades estão usando sua voz e influência para aumentar o entendimento sobre essa doença, ainda bem negligenciada.
Recentemente, a atriz Larissa Manoela comentou que convive com a endometriose e descobriu ter a síndrome do ovário policístico. “Não é fácil ser mulher. (…) confesso dar uma desestabilizada. Mas estou certa de que vou encontrar o melhor tratamento pra ambas as doenças”, disse ela nas redes sociais.
Na galeria, saiba mais sobre a endometriose e as famosas que sofrem dela.
Notícias ao Minuto Brasil – Lifestyle