Foi agora descoberto que o meteorito que aterrou em Gloucestershire, em Inglaterra, em fevereiro, contém água extraterrestre encontrada pela primeira vez em meteoritos que aterraram no Reino Unido.
Segundo um investigador do grupo de materiais planetários do Museu de História Natural, Ashley King, é possível que se venham a encontrar pistas sobre a origem da água na Terra, dado que cerca de 12% da amostra é constituída por água e oferece muitos conhecimentos, uma vez que é a menos contaminada a ser recolhida.
Ao debruçar-se sobre a nova descoberta esclareceu que, uma vez que o meteorito com cerca de meio quilo foi recuperado rapidamente, em cerca de 12 horas, não foi contaminado pela água e materiais na Terra, o que é de realçar visto que os cientistas tentam “sempre fazer corresponder a composição dos meteoritos aquáticos e outros materiais extraterrestres à composição da água na Terra”.
“A composição desta água é muito semelhante à composição da água dos oceanos da Terra”, explicou King salientando: “É uma prova muito boa de que os asteroides deram uma contribuição muito importante para os oceanos da Terra”.
King reiterou que “uma das grandes questões que temos nas ciências planetárias é de onde veio a água na Terra” e pensa-se que “um dos lugares óbvios é ou através de cometas que têm cargas e cargas de gelo ou asteroides”, relata a Sky News.
Julga-se que este meteorito – o primeiro condrite carbonoso conhecido a ser encontrado no Reino Unido e o primeiro a ser recuperado em todo o país em 30 anos – tenha sido formado há cerca de 4,6 mil milhões de anos e tenha levado cerca de 300 mil anos para chegar à Terra.
Leia Também: Voar para o espaço “será normal” dentro de 100 anos
Notícias ao Minuto Brasil – Tech