Prefeitura abre agendamento para ação educativa que trata da biodiversidade do Rio Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), abriu o agendamento para escolas públicas e privadas de Sorocaba, que atendem aos Ensinos Infantil e Fundamental, interessadas em receber o projeto de Educação Ambiental do Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, intitulado “Parque vai à Escola”. A atividade, voltada a crianças com idade a partir de quatro anos, ocorrerá às quintas-feiras, no período da manhã, até meados de dezembro.

O objetivo da iniciativa municipal é levar a biodiversidade do Parque da Água Vermelha às instituições de ensino de Sorocaba e apresentar, de forma lúdica e interativa, o parque, seus “moradores” (a fauna) e suas “profissões” (função ambiental), promovendo a sensibilização das crianças sobre a importância da conservação dos recursos hídricos da cidade.

Durante a ação educativa, os alunos terão a oportunidade de conhecer a biodiversidade de peixes do Rio Sorocaba e que também podem ser vistos nos lagos do Parque da Água Vermelha, como: cascudo, cará, mandi, entre outras espécies. Um estudo identificou a presença de 53 espécies de peixes em Sorocaba, tanto no rio principal – que dá nome à cidade – como em outros habitats, como córregos, represas, lagos e lagoas.

O projeto envolve roteiros com estratégias diferenciadas, conforme a faixa etária dos estudantes. Crianças do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I participam de bate-papo com os educadores sobre as curiosidades e características dos peixes, com manuseio do acervo didático do parque, utilizando uma lupa, seguida de uma atividade de pintura corporal sobre o tema, quando também aprenderão sobre as ações necessárias para a conservação de nascentes, córregos, rios e lagos da cidade.

Já, os estudantes do Ensino Fundamental II participam do bate-papo sobre o tema e, na sequência, conhecem algumas espécies de peixes e também fazem o manuseio de animais fixados e taxidermizados, utilizando uma lupa, para observar suas estruturas e aprender sobre suas características. Os educadores também apresentam ao grupo os serviços que esses peixes desempenham no ambiente. O cascudo, por exemplo, é o “catador de resíduos do fundo da água”, já que ele se alimenta de matéria orgânica em decomposição, colaborando na limpeza dos rios, córregos e lagos.

As escolas interessadas em receber o projeto podem solicitar o agendamento pelo e-mail: parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br, informando a data desejada. O Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” está localizado na Rua România, 150, no Jardim Europa, e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3221-6643.

Meio Ambiente – Agência de Notícias