A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), deu início, nesta sexta-feira (2), à nova fase de melhorias no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, a partir da pintura externa e revitalização da fachada. O cartão-postal da cidade terá as cores azul e branca.
Desde o início 2021, a atual Administração vem promovendo reparos, revitalizações e manutenções no Parque Zoológico Municipal, um espaço vitrine da cidade e referência em todo o País, visando promover o bem-estar animal, a preservação do local e oferecer mais qualidade aos visitantes.
“Essa é mais uma etapa das melhorias que estão sendo realizadas aqui, no Zoo. A última pintura ocorreu em 2016. São diferentes melhorias que estão sendo planejadas e executadas, tanto técnicas, visando promover o bem-estar animal, quanto estéticas, deixando o lugar ainda mais bonito aos visitantes”, destaca o secretário da Sema, Thiago Santoro.
“Já realizamos a manutenção interna, neste ano, com pintura de todas as guias e gradis, além da troca de 104 bancos distribuídos por todo o Zoológico”, explica o secretário de Serviços Públicos e Obras, Darwin de Almeida Rosa. A Serpo também está realizando, neste momento, o levantamento de todo o material necessário para executar a manutenção elétrica do parque.
Espaço das antas
Paralelamente, a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal está construindo um novo recinto para abrigar as antas na área do “matão”, um espaço que, há cerca de 20 anos, está fechado ao público e que será reaberto logo mais, além de providenciar novos gradis da passarela do recinto dos flamingos e reformar o aviário de imersão, que estão, há anos, sem acesso aos visitantes e que, em breve, igualmente serão reinaugurados.
Outras melhorias também fazem parte do planejamento da Prefeitura de Sorocaba para o cartão-postal da cidade. Uma delas é a reforma do recinto do elefante Sandro. Neste momento, o projeto está na fase de orçamentos. Outra proposta é implantar uma nova área técnica no Zoológico, local onde atuam biólogos, zootecnistas e médicos-veterinários. Para isso, no momento, estão sendo feitos projetos de engenharia e arquitetura.
Um dos espaços que recebeu melhorias, no ano passado, foi o recinto dos hipopótamos Yara e Yuri, com a pintura do lago, das paredes e dos coxos dos animais. O Zoo também recebeu a limpeza e remoção de resíduos vegetais que estavam acumulados em alguns pontos e foi feita a troca de materiais de comunicação visual do parque, como, por exemplo, banners que estavam fixados no gramado em frente à ilha dos macacos. Outra ação foi a revitalização do asfalto da viela localizada em frente ao recinto da onça e do elefante.
Administrado pela Sema, o “Quinzinho de Barros” é considerado um dos zoológicos mais completos da América Latina e classificado no Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além do lazer ao público, o parque desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.
O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h.
Fotos: Luís Felipe Pio/Secom
Meio Ambiente – Agência de Notícias