Urbes troca antigos abrigos de ônibus por novo modelo durável, mais amplo, com acessibilidade e equipado com painel solar em Sorocaba

 

A Urbes – Trânsito e Transportes está trocando os antigos abrigos de ônibus em Sorocaba por novo modelo durável e equipado com painel solar para carregamento das luminárias embutidas, sem a necessidade de energia elétrica. Ao todo, 16 pontos da cidade já contam como o novo padrão de abrigo, sendo que outros 14 estão em fase de instalação, nesta semana, na região do Parque Vitória Régia. Após, outros 30 serão instalados em diferentes pontos do município, até que, pelo menos, 500 sejam substituídos pelos novos até o ano que vem e, assim, sucessivamente, até atender toda a demanda.

Os abrigos contam com painel solar instalado na cobertura, que alimenta um refletor equipado com lâmpadas de LED.  Dispõem de quatro bancos, mais espaçosos, além de ampla cobertura para proteger do tempo e espaço específico para cadeirante. Inicialmente, o dispositivo começou a ser utilizado em caráter de testes em setembro do ano passado, em seis pontos, sendo efetivado, definitivamente, a partir de março deste ano.

“A fase inicial serviu para a realização de ajustes, com o objetivo de regular o sistema, a fim de que a energia armazenada fosse o suficiente para garantir a autonomia da luminária durante todo o período noturno e a madrugada. A experiência deu certo e, agora, nesta etapa, estamos tornando esse modelo um padrão daqui em diante e promovendo as substituições necessárias”, explica o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

Os primeiros novos dispositivos foram instalados em pontos já existentes ao logo das avenidas Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, Dom Aguirre, Independência, Selma Aparecida Said, Américo Figueiredo e Rua Maria de Fátima Faria (em frente à Unidade Básica de Saúde São Bento). No Parque Vitória Régia, a troca de abrigos está ocorrendo em cinco pontos da Avenida Sandro Antônio Mendes, três na Rua Antônio Silva Saladino, três na Rua José Trugillano e mais três na Rua José Martinez Peres.

“Esse bairro foi identificado para começar essa nova fase de trocas, pois é onde existem muitos abrigos antigos, danificados e é uma região onde há muitos usuários do transporte coletivo. Todos merecem conforto e tecnologia. Vamos levar esse novo modelo para todas as regiões da cidade”, apontou o prefeito Rodrigo Manga que, nesta semana, acompanhou a instalação de um desses modelos, na Rua José Martinez Peres, ao lado da UBS Ulisses Guimarães.

“O novo modelo gera também economia de custos, pois não é preciso a instalação de rede elétrica e não há o consumo desse tipo de energia, além de a energia solar utilizada ser limpa. A iluminação nos abrigos dá mais segurança aos usuários, sem contar o fator da acessibilidade, com mais conforto igualmente aos cadeirantes”, completa o diretor-presidente da Urbes.


Urbes – Agência de Notícias