O 9º Mutirão de Empregos edição especial “Aniversário de Sorocaba” disponibilizou mais de 3,5 mil vagas de emprego aos candidatos que participaram do evento nesta terça-feira (30), no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo (Sedettur), com o apoio da Secretaria de Governo (Segov), da Secretaria de Comunicação (Secom) e do PTS.
Ao todo, foram atendidas mais de 1.600 pessoas, com número próximo de encaminhamentos para vagas de emprego, sendo que muitos participantes, ainda, tiveram mais de uma oportunidade de trabalho ofertada. Além das vagas disponíveis por meio do Posto de Atendimento ao Trabalho (PAT) e das diversas agências de emprego presentes, em torno de 169 candidatos foram encaminhados para vagas de estágio ou jovem aprendiz; 120 para vagas especiais para Pessoas com Deficiência (PCD) e foram realizadas, também, 85 inscrições para a emissão de laudos para PCDs.
Em compromisso externo, o prefeito Rodrigo Manga cumprimentou a todos os participantes do mutirão por videoconferência e ressaltou a importância desse programa. “O Mutirão de Empregos é um motivo de muito orgulho para a nossa cidade, pois tem reunido diversas vagas disponíveis em Sorocaba e região em um único lugar, facilitando a busca do cidadão que procura uma nova oportunidade de trabalho”, disse o chefe do Executivo sorocabano.
“O Mutirão de Empregos tem sido exemplo para outras cidades, devido aos resultados positivos que Sorocaba tem apresentado desde 2021, no quesito geração de empregos. Hoje, recebemos a visita de representantes de Araçoiaba da Serra, dentre eles o secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico, João Batista Rocha, que prestigiaram o evento para levar como exemplo para a sua cidade. É uma oportunidade para que todos, aqui presentes, usufruam das oportunidades e sejam contemplados com o tão sonhado trabalho”, ressaltou o secretário da Sedettur de Sorocaba, Robson Coivo.
“O Mutirão de Empregos Sorocaba foi novamente um sucesso e teve grande participação dos interessados nas vagas disponíveis, além das agências, que receberam muitos currículos para atuação no mercado de trabalho”, disse o diretor da Sedettur, Bruno Santana.
Larissa Mendonça, de 17 anos, veio à procura do primeiro emprego como jovem aprendiz e foi encaminhada para uma vaga na área comercial de uma loja. “Estou muito feliz e ansiosa para o meu primeiro trabalho. Sou muito grata a Deus e à Prefeitura por essa oportunidade”, relatou.
Já, o candidato à vaga especial PCD na área da Tecnologia da Informação (TI) Diego Pantojo, de 30 anos, também fora do mercado no momento, não vê a hora de poder atuar no ramo. “Agradeço a todos os envolvidos nessa causa. Para mim, é um sentimento ímpar. Fico muito feliz pela possibilidade de me candidatar a essa vaga. Quero crescer profissionalmente em uma empresa e trazer melhorias à mesma”, salientou.
A professora de História Rosana dos Santos, da E.E. “Prof. Arquiminio Marques da Silva”, trouxe 29 alunos, do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, para prestigiar o evento. “Sempre proporcionamos aulas de empreendedorismo e do setor econômico em geral, além de assuntos, como a procura pelo primeiro emprego. Então, nada melhor do que trazer os alunos até o Mutirão de Empregos, para que eles vivam a experiência e conhecimento das vagas disponibilizadas na prática”, afirmou.
Também estiveram presentes no mutirão os secretários municipais Paulo Henrique Marcelo, de Urbanismo e Licenciamento (Seurb), e Fernanda Burattini, de Comunicação (Secom); mais o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o presidente do PTS, Nelson Cancellara; e o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Santos.
Fotos: Renata Giron/Secom
Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias