Saae/Sorocaba inicia instalação de rede de saneamento na Comunidade Fazendinha

 

 

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), iniciou nesta terça-feira (30), as obras de instalação de 800 metros de rede de saneamento básico (coletora de esgoto) na Comunidade Fazendinha, localizada na região do Parque Vitória Régia, Zona Norte da cidade.

A ação atenderá 89 moradias, beneficiando, aproximadamente, 500 pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social no local. A tubulação terá diâmetro de 150 milímetros e todo o serviço será executado com materiais e mão de obra próprios do Saae/Sorocaba. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em outubro.

“Entendemos a necessidade dos moradores, sobretudo aqueles que mais necessitam e lutam por melhores condições de vida. Estamos atentos a tudo isso e ações, como essa, servem como resgate à dignidade de cada um”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, durante ato realizado no local, pela manhã, acompanhado do diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

A assinatura do termo de início das obras também foi prestigiada pelo secretário de Mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini; pelo diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transporte, Sergio Barreto; pela presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Rosângela Perecini, e pelo ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno. Participaram, ainda, o assessor parlamentar do deputado federal Marcos Pereira, Caio Oliveira, e o assessor do vereador Fausto Peres, Rinaldo Nunes.

A programação inicial do Saae/Sorocaba era de poder começar a instalação dessa rede em 2023, porém, o cronograma conseguiu ser antecipado. “Conseguimos adiantar a elaboração do projeto e contamos com a parceria de outras secretarias municipais, como a Semob, por exemplo, que fez toda a topografia e dimensionamento de vias, para que o Saae direcionasse as redes coletoras”, explicou o diretor-geral da autarquia.

Raquel Pires Rodrigues da Silva, de 42 anos, morou a vida toda nesse ponto da cidade e, atualmente, divide seu imóvel com o marido, filha e neta. “Estamos muito felizes, pois veio a água e, agora, o esgoto. A fossa em frente de casa já não estava mais dando conta. Já melhorou muito para a gente e vai ficar 100%, com a rede de esgoto”, comemorou.

Em dezembro do ano passado, o Saae/Sorocaba iniciou a implantação de 1.300 metros de redes de distribuição de água para atender a comunidade Fazedinha, procedimento que foi concluído em abril deste ano. Em maio, começaram a ser feitas as ligações residenciais à nova rede de abastecimento.

“O passo seguinte será cada família entrar com o pedido de ligação de esgoto. O Saae/Sorocaba já planeja realizar um mutirão para cadastramento dos pedidos, da mesma forma que foi feito quando da instalação da rede de água. O investimento total, em redes de água e esgoto aqui, nesta localidade, soma aproximadamente R$ 200 mil”, explicou o diretor-geral.

Segundo adiantou o prefeito, depois da água e esgoto, a Administração Municipal vai buscar recursos, a fim de viabilizar para os moradores da Comunidade Fazendinha, também, iluminação pública e pavimentação das ruas. “Estamos empenhados dia e noite em promover melhor qualidade de vida para a população, seja àqueles que vivem nesta comunidade, como em todos os outros bairros da cidade”, frisou.

Rose Feitosa Pereira, de 54 anos, é aposentada e ficou feliz ao receber também essa notícia da rede de saneamento. “Meu filho mora aqui e estou ajudando a acertar a casa dele. Todos nesta comunidade são muito carentes e o que estão fazendo por nós é muito louvável. Todos precisam mesmo desse apoio”, complementou.

 


Saae – Agência de Notícias