Em abril deste ano, Berru Merve Kul subiu ao palco durante uma cerimônia de formatura para pegar seu diploma de Direito, conquistado após mais de 4 anos de estudos na Universidade de Sakarya, na Turquia.
Ao seu lado estava a mãe, Havva, que a acompanhou de perto em sua trajetória rumo ao ensino superior e participou ativamente dessa conquista.
Isso porque Berru é cega, e precisou contar com a ajuda da mãe para participar das aulas e fazer as provas, uma vez que a universidade não ofereceu qualquer suporte à ela. Seu material de estudo era o convencional, e ela nunca teve acesso aos exercícios ou exames em Braille, por exemplo.
Foto: Reprodução / Twitter: @Kochavva
Imagens de Berru e Havva foram compartilhadas nas redes sociais por Mahmut Bilen, professor universitário que entregou o diploma para a jovem e um diploma honorário para sua mãe, em reconhecimento pelo esforço e dedicação dela em possibilitar que a filha realizasse seu sonho.
“Sentimos que ela merecia estar lá também, depois de tomar notas com Berru e ajudá-la com as tarefas de casa”, disse ele.
Foto: Reprodução / Twitter: @Kochavva
A história foi muito celebrada na mídia turca, que exaltou Havva e a chamou de “mais do que mãe do ano, mas mãe do século”. Concordamos!
Formandas comemoram conquista do diploma na Universidade de Sakarya. Foto: Reprodução / Twitter: @Kochavva
Ao mesmo tempo, o diploma de Berru virou símbolo na luta dentro da universidade por mais inclusão e suporte para pessoas com deficiência visual.
Fonte: UpWorthy
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar