As ondas de calor do verão na Europa e a escassez de gás natural estão impulsionando a demanda por petróleo, à medida que usinas de energia buscam combustíveis alternativos para atender à crescente demanda por eletricidade, segundo avaliação da Agência Internacional de Energia (AIE).
Em relatório mensal publicado nesta quinta-feira, 11, a AIE elevou sua projeção para o avanço na demanda global por petróleo este ano em 380 mil barris por dia (bpd), a 2,1 milhões de bpd. A agência também revisou para cima suas previsões para o consumo total em 500 mil bpd tanto em 2022 quanto em 2023, para 99,7 milhões de bpd e 101,8 milhões de bpd, respectivamente.
“Uma crise iminente de gás natural na Europa já está incentivando uma significativa demanda por substituição de gás por petróleo”, disse a AIE, acrescentando que os mercados futuros de petróleo sinalizam que a situação poderá persistir pelo menos até o fim do ano.
A AIE também ajustou levemente para baixo sua projeção de oferta global do petróleo neste ano, a 100 milhões de bpd, mas elevou a de 2023 em 600 mil bpd, a 101,7 milhões de bpd.
Para a oferta fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), a AIE manteve sua previsão para 2022, em 65,5 milhões de bpd, mas aumentou a do próximo ano em 700 mil bpd, a 66,3 milhões de bpd.
De acordo com a AIE, a oferta mundial de petróleo saltou para 100,5 milhões de bpd em julho, atingindo o maior nível pós-pandemia de covid-19. Fonte: Dow Jones Newswires.
Notícias ao Minuto Brasil – Economia