Vila na Inglaterra usa flores para combater o excesso de velocidade em suas estradas

A pouco mais de 500 quilômetros de Londres, no condado de County Durham, está a pequena vila de Longnewton e seus poucos mais de 800 habitantes.

Cortada por uma estrada que duas cidades maiores – Tetbury e Malmesbury, – a vila é considerada tranquila e muito pacata. Ainda assim, como em muitos outros lugares, ela também convive com um problema: alguns motoristas irresponsáveis que não respeitam limites de velocidade.

Para combater o problema, Longnewton está plantando flores… Muitas flores!

Foto: Gaston Roulstone / Unsplash

A prefeitura local percebeu que, por algum motivo, ao passarem por canteiros floridos, plantados ao longo das estradas, os motoristas tendiam a desacelerar seus carros.

Quem é responsável pelos canteiros é a paróquia local, que construiu diversos mini-jardins espalhados pela vila visando atrair a biodiversidade.

No entanto, os canteiros também ganharam um novo propósito.

Foto: Reprodução | longnewton.org.uk

Isso porque, além do efeito positivo das flores sobre a fauna de Longnewton, elas também têm “inspirado” os motoristas que circulam no trânsito a obedecer ao limite de 30 milhas por hora (48 km/h).

Claro que (ainda) não há uma comprovação científica acerca do assunto, mas a população apoia essa conclusão: uma hipótese levantada é que a beleza e as cores das flores, complementadas com os pássaros e borboletas atrai a atenção dos motoristas, que maravilhados, acabam parando para apreciar o cenário com mais atenção.

Para Jenny Forde, membro do gabinete de saúde e bem-estar do Conselho Distrital de Cotswold, as “evidências mostraram que, se você introduzir coisas como flores silvestres, os motoristas vão desacelerar porque sentem que estão entrando em algum lugar bem cuidado”.

Foto: Reprodução / longnewton.org.uk

A paróquia local começou a plantar as flores durante a pandemia, numa tentativa de cuidar melhor do meio ambiente na vila. Com o passar dos anos, notou-se que, além do amadurecimento da biodiversidade, houve a redução da velocidade por parte dos condutores.

Essa boa ação foi tão aclamada em Longnewton que seus habitantes abriram uma vaquinha virtual que já arrecadou mais de 8 mil euros (R$ 43 mil) para melhorar o controle de tráfego na cidade, a começar pelo plantio de mais flores silvestres e a instalação de uma placa que pisca quando os motorirstas ultrapassam o limite de velocidade.

Quer ver mais uma história inspiradora? Dá o play!

Fonte: Ciclo Vivo

EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar