Fotos: Marcel Herrera/ Secom Divulgação
Na atenção especializada, o município zerou a fila de espera para cirurgias odontológicas, tratamentos de canal e de gengivas, situação que nunca havia acontecido anteriormente; atualmente, o pronto atendimento odontológico é oferecido nas unidades: UPAs Zona Oeste, Zona Norte e Éden; PA Sorocaba 1; PA Laranjeiras e PA São Bento
A UBS Lopes de Oliveira contará, a partir desta sexta-feira (15), com um novo consultório odontológico completo, a fim de ampliar o serviço de saúde bucal para os munícipes da região.
O novo espaço facilitará o acesso da população local a esse serviço tão importante, que ofertará atendimentos odontológicos de urgência, bem como procedimentos eletivos para todas as faixas etárias, incluindo restaurações dentárias, limpezas, extrações, entre outros, além de encaminhamentos para tratamentos odontológicos de maior complexidade.
A equipe de saúde bucal da UBS Lopes será composta por dois cirurgiões-dentistas e uma auxiliar de saúde bucal, que atuarão de forma multiprofissional com a equipe de saúde da unidade, acolhendo as demandas dos pacientes, levantando as prioridades e as necessidades de tratamento odontológico, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.
Para ter acesso ao tratamento odontológico, o munícipe cadastrado na UBS Lopes de Oliveira pode procurar o acolhimento da unidade. “A Prefeitura de Sorocaba tem investido de forma significativa na atenção odontológica no município. Uma série de medidas vem sendo implantadas, visando garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos moradores, fundamental para a saúde geral e a qualidade de vida da população”, explica o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.
“Atualmente, todas as UBSs do município possuem equipes de saúde bucal atuando com novos protocolos de atendimento na lógica do acesso avançado, ou seja, buscando evitar agendamentos prolongados e resolver as necessidades clínicas odontológicas de maneira mais imediata possível”, explica a coordenadora técnica de Saúde Bucal da SES, Dra. Jéssica Diniz.
Além disso, aumentou-se em 100% o quantitativo de locais com pronto atendimento odontológico, passando esse serviço a ser oferecidos nas seguintes unidades: UPAs Zona Oeste, Zona Norte e Éden; PA Sorocaba 1, PA Laranjeiras e PA São Bento.
Na atenção especializada, o município zerou a fila de espera para cirurgias odontológicas, tratamentos de canal e de gengivas, situação que nunca havia acontecido anteriormente. Soma-se a isso a modernização dos equipamentos e insumos odontológicos: foram adquiridos mais de 500 motores de alta e baixa rotação (equipamento utilizado para preparo dentário) e cada unidade contará com novas bombas a vácuo, conferindo mais agilidade e cada vez mais segurança clínica nos atendimentos odontológicos na cidade.
Com isso, Sorocaba tem buscado atingir seu objetivo nessa área, que é reunir uma série de ações em saúde bucal voltada para os cidadãos de todas as idades, com ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Saúde – Agência de Notícias