Prefeitura instala delimitador de altura de caminhões em mais um ponto na Avenida Dom Aguirre

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob) e com o apoio da Urbes – Trânsito e Transportes, instalou mais um delimitador de altura de passagem de caminhões na Avenida Dom Aguirre, desta vez, nas proximidades do cruzamento com a Rua Porphyrio Loureiro, na pista em sentido Bairro/Centro. O dispositivo, cuja montagem foi concluída na madrugada desta terça-feira (5), é o terceiro em funcionamento na cidade.

O delimitador de altura tem o propósito de impedir os casos de veículos pesados, com altura acima de 4,3 metros, que circulam, de forma irregular, por essa via e ficam enroscados sob os pontilhões ferroviários, não observando a sinalização indicativa já existente no local, tampouco a legislação vigente. Agentes de trânsito acompanharam a montagem e permanecem no trecho, para orientar sobre a fluidez viária.

Este novo dispositivo também possui placas móveis que, se atingidas por caminhões com excesso de altura, alertam o motorista para que não siga com o veículo até o pontilhão mais à frente, na Praça Lions. Neste caso, a indicação é acessar uma saída de retorno à marginal, pela Rua Porphyrio Loureiro.

O delimitador, desenvolvido pela Semob e pela Urbes, é semelhante àquele instalado na Avenida General Osório, em operação desde o dia 3 de março deste ano, próximo ao cruzamento com a Avenida Dr. Afonso Vergueiro, para evitar choques contra o pontilhão ferroviário. Também é como aquele que entrou em funcionamento no último dia 26 de abril, na pista contrária da Avenida Dom Aguirre, próximo ao Terminal São Paulo.

“O mecanismo, em todos os locais onde foi instalado, tem se mostrado eficiente como medida preventiva contra incidentes e para evitar complicações no trânsito, que geram lentidão e riscos aos motoristas. Inclusive, planejamos colocar ainda mais um, desta vez na Avenida Afonso Vergueiro. Já estamos estudando o melhor local”, destaca o secretário de Mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini.

O motorista flagrado desrespeitando a legislação, que veta a circulação de veículos pesados dentro da cidade, assim como não observando o delimitador de altura, será multado em R$ 195,23 (grave), o que implica na perda de cinco pontos no prontuário, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 


Urbes – Agência de Notícias