Em 2018, a professora Micarmen Rojas, de Guárico, na Venezuela, recebeu o inesperado e chocante diagnóstico de câncer de mama, com metástase em outros órgãos.
Vivendo em um país muito instável e com um sistema de saúde em frangalhos, ela precisou recorrer às redes sociais para pedir ajuda com seu tratamento.
Micarmen, que dava aulas de inglês em uma escola pública, passou a oferecer aulas particulares a crianças e adultos, cuja renda do serviço vem sendo utilizada para o pagamento de sua quimioterapia e medicamentos.
Foto: Arquivo pessoal / Micarmen Rojas
“Boa noite, para me ajudar a pagar meu tratamento, ensino inglês para crianças e adolescentes. Se você quiser me ajudar e aprender, pode me escrever em particular, obrigado”, escreveu a professora em sua conta do Twitter no início deste mês.
A publicação causou grande comoção e viralizou em toda a Venezuela, acumulando milhares de compartilhamentos.
Logo, Micarmen não apenas viu sua agenda ficar lotada, como recebeu diversas doações anônimas e uma vaquinha virtual criada por completos desconhecidos!
Foto: Arquivo pessoal / Micarmen Rojas
Uma campanha de arrecadação coletiva aberta no GoFundMe recebeu 118 doações, totalizando US$ 6.010 (cerca de R$ 30 mil) em menos de uma semana – valor já suficiente para bancar as despesas médicas da professora.
Com as muitas doações que recebeu por fora e as aulas contratadas por pais de crianças de todo o país (todas elas remuneradas bem acima da média, como forma de ajudar Micarmen), ela poderá levar seu tratamento adiante na esperança de vencer o câncer de mama.
Micarmen já venceu a doença antes, que entrou em remissão alguns anos atrás.
Foto: Arquivo pessoal / Micarmen Rojas
“Em outubro de 2018 fui diagnosticada com um carcinoma ductal infiltrante da mama esquerda em estágio III, a partir desse momento começou minha luta contra o câncer, não vinha sido fácil pois não tinha recursos financeiros suficientes para enfrentar esta doença”, disse.
“No início da minha luta foram muitas as pessoas que me ajudaram a superar o câncer de mama. Infelizmente, após a realização dos exames de controle, foram encontrados dois nódulos no pulmão esquerdo (metástase)”, acrescentou.
Foto: Arquivo pessoal / Micarmen Rojas
Apesar de tudo, Micarmen carrega a esperança de que irá vencer o câncer novamente nos próximos meses. 🙏
“Conto com vocês para chegar à linha de chegada e mais uma vez vencer esta doença”, disse a venezuelana, que não para: apesar de ainda estar fazendo a quimio, ela encontra tempo e muita força para continuar fazendo aquilo que ama: lecionar inglês para crianças em fase de alfabetização.
Foto de capa: Reprodução / Twitter: @Micarmenlaprofer
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar