Ações integradas com a PM e a equipe de Fiscalização da Prefeitura resultaram em coibição de pancadões e dispersão de pessoas em locais onde havia aglomeração excessiva
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba participou, na noite de sexta-feira (9) e madrugada deste sábado, de duas operações de segurança pública, inclusive com o objetivo de prevenção contra a Covid-19. Numa delas, a corporação deu apoio à equipe de Fiscalização de Posturas de Bares, da Prefeitura, e em outra, realizou trabalho integrado com a Polícia Militar em pontos específicos da cidade. Houve coibição de pancadões e dispersão de pessoas em estabelecimentos comerciais e locais em que havia excessiva aglomeração.
As duas iniciativas mobilizaram, ao todo, 2
2 GCMs, em 10 viaturas, tanto da patrulha tática Ronda Ostensiva Municipal (Romu) como de trânsito, além de 27 PMs, em 17 viaturas. As operações integradas entre 9PM e GCM ocorreram no Jardim Paineiras, Parque Vitória Régia, Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto) e Cajuru. No total, a GCM emitiu 62 autos de infração de trânsito e a Polícia Militar, 55. Ainda foram apreendidos e recolhidos pela polícia 33 veículos. Um homem, procurado pela Justiça, acabou preso.
A fiscalização em bares ocorreu em localidades na Zona Norte de Sorocaba, ocasião em que um estabelecimento foi autuado, três orientados a fechar e dois acabaram interditados, em descumprimento ao decreto nº 26.006, principalmente porque havia pessoas sem acomodação adequada, em pé e sem a manutenção de distância mínima.
Mais averiguações
Além dessas operações integradas, a GCM ainda atendeu a uma série de chamadas de averiguações, sobretudo de denúncias de aglomerações. Em duas delas, uma no Jardim Simus e outra na Vila Carvalho, o bar já estava fechado quando as equipes chegaram. Ainda houve denuncia de aglomeração em posto de gasolina desativado no Jardim Humberto de Campos.
Também após denúncia, de som alto e aglomeração, a GCM fechou um bar na Vila Nova Sorocaba e dispersou 30 pessoas que não estavam devidamente acomodadas. Tanto em Praça no Residencial Carandá como em deck no Jardim Botânico, pessoas saíram correndo após a chegada da GCM, que recebeu informação de som alto. Em Santa Rosália, uma casa noturna também teve que interromper as atividades, pois havia pessoas em pé e sem manter distância de segurança sanitária. No bairro Central Parque, um grupo de 15 pessoas numa área de lazer foram orientadas a deixarem o local.
“As ações conjuntas entre as forç
as policiais são necessárias, multiplicando os efetivos para que se tenha um número maior de ações simultâneas e se coíba os pancadões de maneira efetiva”, Aponta o secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Cel. Vitor Gusmão. Ele destacou ainda que, durante o plantão noturno, a GCM registrou 34 ocorrências de proteção ao patrimônio público, como parte do programa Comunidade Segura.
Inteligência e apoio da população
O Cel. Vitor Gusmão ressalta que a coibição de pancadões e aglomerações excessivas continuará tendo atenção especial da GCM em Sorocaba, sobretudo nos fins de semana, com prioridade às ações preventivas para evitar o risco de contágio do coronavírus.
“O objetivo sempre chegar nesses locais antes que as pessoas se instalem e deem início ao evento. Além do nosso trabalho de inteligência, temos visto que a população está colaborando, fazendo denúncias e isso é muit
o importante, para que possamos agir o mais rápido possível”, comemora. As informações à GCM podem ser passadas pelo fone 153.