Samu realiza ação educativa sobre Manobra de Heimlich no CEI-13

Fotos: Letícia Silveira

A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, por meio do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), realizou, na manhã de terça-feira (10), mais uma ação educativa para divulgar e orientar sobre técnicas de primeiro socorros, em especial, a Manobra de Heimlich, no CEI-13 “Aluisio de Almeida”, no bairro de Brigadeiro Tobias.

A palestra, que foi ministrada para professores, auxiliares e alunos, integra mais uma das atividades referentes à da Semana Municipal de Conscientização a respeito dessa manobra.

A coordenadora médica regional do Samu, Dra. Thassia Puertas, e o enfermeiro do Núcleo de Educação Permanente, Leonardo Silva, falaram sobre como proceder para evitar engasgamentos. Na manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão na região entre o umbigo e o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e faz com que algum objeto seja expelido dos pulmões.

O vereador Fábio Simoa, que é presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, também esteve presente na capacitação. Ele é autor da Lei 12.487, de 7 de janeiro de 2022, que institui, no calendário oficial do município, o Dia (8 de maio) e a Semana Municipal de Conscientização sobre a Manobra de Heimlich, a ser realizada anualmente nas duas primeiras semanas de maio.

“Quanto mais pessoas souberem como reagir mediante situação de engasgo, melhor. Isso trará mais conhecimento e mais segurança aos profissionais, durante a atuação em seus respectivos trabalhos”, destacou Dra. Thassia Puertas.


Saúde – Agência de Notícias