A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, por meio do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), está realizando uma série de ações para divulgar e orientar sobre técnicas de primeiro socorros, em especial, a Manobra de Heimlich, em virtude da Semana Municipal de Conscientização referente ao tema.
Presentes no programa “Câmara Saúde”, da Rádio Câmara, de segunda-feira (2), a coordenadora médica regional do Samu, Dra. Thassia Puertas, e o enfermeiro do Núcleo de Educação Permanente, Leonardo Silva, falaram sobre o trabalho realizado pelo serviço de urgência em Sorocaba, ao lado do vereador Fábio Simoa, que é presidente da Comissão de Saúde do Legislativo e também autor da Lei 12.487, de 7 de janeiro de 2022, que institui, no calendário oficial do município, o Dia (8 de maio) e a Semana Municipal de Conscientização sobre a Manobra de Heimlich, a ser realizada anualmente nas duas primeiras semanas de maio.
Com palestras e orientações, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre como proceder para evitar engasgamentos. Na manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão na região entre o umbigo e o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e faz com que o objeto seja expelido dos pulmões. “A manobra é simples, sem recursos tecnológicos, apenas com as mãos e a vontade de salvar uma pessoa”, destaca o enfermeiro Silva.
Durante o programa de rádio, o vereador contou que a iniciativa da lei partiu da lembrança de um amigo que faleceu aos 15 anos em função de um engasgamento. Na ocasião ainda, o enfermeiro Leonardo Silva simulou um salvamento, utilizando a Manobra de Heimlich para mostrar de que forma a técnica deve ser utilizada.
Ainda cumprindo a agenda da campanha de conscientização sobre o tema, a equipe do Samu realizará, na terça-feira, dia 10 de maio, às 9h, uma palestra no CEI-13 “Aluisio de Almeida”, no bairro de Brigadeiro Tobias, para os profissionais da unidade escolar.
Primeiros socorros
O Samu Sorocaba também vem realizando diversas ações para difundir orientações sobre primeiros socorros, que, além da Manobra de Heimlich, também abordam a reanimação cardiorrespiratória (RCP). Como é o caso do “EducaSamu”, programa em que mais de 500 profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino já receberam capacitação.
A ação, que tem como objetivo abranger toda a comunidade escolar, segue a implementação da Lei Lucas nº 13.722/2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de Educação Básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
“É muito importante que cada vez mais pessoas conheçam as noções sobre primeiros socorros e saibam como executá-las. Portanto, o Samu está à disposição para orientar e divulgar para muitas pessoas essas atividades”, conclui a médica Dra. Thassia Puertas.
A origem da Manobra de Heimlich
A criação da Manobra de Heimlich é atribuída ao médico cirurgião torácico Henry Jay Heimlich (1920-2016). Em 1957, ele realizou a primeira operação invertida do tubo gástrico nos Estados Unidos e, uma década depois, inventou a válvula de drenagem torácica, que também leva seu nome e ajudou a salvar a vida de soldados durante a Guerra do Vietnã, sendo utilizada, ainda hoje, em pacientes submetidos à cirurgia torácica.
Saúde – Agência de Notícias