O projeto “Encontros com o Mito” tem sequência nesta quinta-feira (5), das 14h às 16h, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), o programa acontece toda semana, de forma gratuita, abordando diferentes temas ligados às artes, literatura e história.
Nesta edição, será apresentada a obra “Doze Profetas”, série de esculturas em pedra-sabão, produzidas pelo artista brasileiro Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho (1730-1814). O trabalho assinado por ele é reconhecido mundialmente pelo vigor e genialidade.
Considerado o maior artista brasileiro do período colonial, Aleijadinho nasceu em Vila Rica, hoje Ouro Preto (MG), e recebeu o apelido pelo qual é conhecido, devido a uma enfermidade que contraiu por volta de 1777. Ao perder os dedos das mãos, passou a esculpir com o cinzel e o martelo, amarrados aos punhos por ajudantes. As famosas esculturas que compõem os “Doze Profetas” foram esculpidas em Congonhas do Campo (MG).
Coordenadas pelo pesquisador da Biblioteca Infantil, José Rubens Incao, as atividades do “Encontros com o Mito” serão acompanhadas de apostila e exibição de imagens do conjunto de obras. O bate-papo com o pesquisador é aberto a todos os interessados pelo tema.
Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3231-5723.