Três estações do Sistema BRT recebem placas denominativas

 

 

A Prefeitura de Sorocaba e a Urbes – Trânsito e Transportes deram início ao processo para denominação das estações do BRT em Sorocaba. Três delas, nesta sexta-feira (29), receberam a instalação de placas denominativas, como forma de homenagear pessoas ilustres da cidade, conforme indicações sugeridas pela Câmara Municipal e regulamentadas pelo Executivo.

O prefeito Rodrigo Manga participou dos atos simbólicos nas estações, acompanhado do secretário de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob); do diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sérgio Barreto; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e do diretor de operações do BRT Sorocaba, Manoel Ferreira.

“Essa iniciativa é importante como forma de manter viva a lembrança dessas pessoas que deixaram um legado exemplar e muito fizeram por Sorocaba. Trata-se de um momento de carinho para familiares e amigos”, apontou o prefeito.

Localizada na Avenida Ipanema, a Estação Nova Sorocaba agora leva o nome de Masanobu Sato (Lei nº 329/2007), a partir de projeto do ex-vereador Francisco Moko Yabiku, que esteve no local, junto de sua esposa Marisa Yabiku. Filhos do homenageado, Alberto e Izaura Sato também participaram do descerramento da placa. “Foi uma surpresa saber dessa homenagem. Nossa família está muito grata e feliz com essa lembrança”, disse Alberto.

A Estação Novo Horizonte do BRT ganhou placa denominativa como José Rangel Júnior “Rangel Júnior” (Lei 12418/21), por solicitação do vereador Luís Santos, que fez questão de estar presente, assim como Edna Rangel, esposa do homenageado, e os filhos, Maria Rita e José Rangel Neto, além de familiares e amigos. “É uma honra eternizar o nome de Rangel Júnior em um local de destaque na cidade, onde centenas de pessoas passam todos os dias”, disse Alysson Barbosa, que falou em nome da família.

Já, a Estação Jardim Betânia, também por sugestão do vereador Luís Santos, passou a ser denominada Silas Mateus Sierra (Lei 12.353/21). “A quantidade de pessoas aqui é um sinal do carinho por Silas. Foi uma pessoa generosa e importante na vida de muita gente”, comentou Cleberson Sierra, filho do homenageado, acompanhado dos irmãos Lilian, Vivian e Kaluany, além da mãe, Cleusa Sierra.

Cada estação do BRT tem o nome do bairro onde está localizada, para facilitar a identificação por parte do usuário. Além de receber a placa com o nome do homenageado, do lado de dentro do espaço, a denominação também será escrita na parte externa de cada unidade, a partir da próxima semana. “Nada mais do que justo, assim, quem passar pela rua poderá também saber a denominação daquela estação”, frisou o diretor-presidente da Urbes.

 


Urbes – Agência de Notícias