Aí está o novo Toyota Supra com caixa manual

A Toyota anunciou nesta quinta-feira o lançamento do novo Supra 2023. A grande novidade é, como já se sabia, a introdução da caixa manual de seis velocidades no modelo mítico da marca japonesa.

A Toyota garantiu que a nova transmissão, juntamente com a nova embreagem, foi projetada especificamente para atender às características de potência e binário do motor GR Supra de 3,0 litros de capacidade, fornecido pela BMW.

Os sistemas de controle de freios e suspensões foram reajustados, tal como foi retirado peso do carro – este Supra terá menos 40kg do que a versão com caixa automática.

Sobre a caixa manual, esta traz um sistema de controle inteligente (iMT) que prioriza o desempenho esportivo do Supra. Aumentando as relações, os parâmetros são ajustados para otimizar o binário do motor no momento em que a relação é engrenada e a embreagem é solta. Quando as relações são reduzidas, o software também entra em ação uma vez que foi ajustado para um desempenho consistente.

O iMT está definido como sistema padrão, mas pode ser desligado no modo ‘Sport’.

Nova função Hairpin+

A ambição de tornar o GR Supra divertido de conduzir nos cenários mais exigentes ajudou a inspirar a introdução de uma nova função. A Hairpin+ permite mais liberdade em curvas apertadas de declive ascendente (mais de 5%) no caso de uma estrada de elevado atrito, como as encontradas em estradas montanhosas na europa.
 
Uma rotação mais livre das rodas (derrapagem controlada) pode tornar essa condução mais agradável, pelo que a Toyota otimizou o controle do binário do motor para permitir uma maior diferença no grau de rotação da roda nos pneus esquerdo e direito.

 

Notícias ao Minuto Brasil – Tech