Uma professora de uma escola pública de Campinas (SP) vem se tornando referência mundial no ensino inclusivo. Doani Bertan dá aula bilíngue, leciona várias disciplinas e ensina usando as duas línguas oficiais do país, Português e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), em uma turma de terceiro ano que tem alunos ouvintes e não ouvintes.
“Eles precisam da língua para serem acessados. O equívoco na inclusão no sistema de ensino para o surdo é que a sua língua não é respeitada. Eles são ensinados no português, sendo que eles não escutam português. Então, todo o conteúdo escolar eu passo em português e em Libras, que é a língua deles”, explicou Doani.
A paixão pela educação vem do exemplo da mãe. Doani dá aulas desde 2008. A escola fica numa região vulnerável de Campinas, de ruas e casas sem infraestrutura e povoada pelo tráfico de drogas e outros problemas. “A questão não são os problemas, mas o que eu faço com eles”, disse.
Professora utiliza técnicas que aproximam surdos do conteúdo e crianças ouvintes da Libras
O segredo para o sucesso das aulas ela atribui ao trabalho de preparação dos alunos para se tornarem cidadãos. “Eu quero que eles conheçam o mundo. E claro, além do conteúdo programático, eu tenho uma preocupação muito grande com felicidade, autonomia, cooperação, interação, comunicação, então, além do conteúdo escolar, eu passo o que chamo de currículo oculto”, disse.
Doani também ensina Libras para crianças ouvintes para que elas possam se comunicar com os não ouvintes. “Quanto mais pessoas souberem a Libras, melhor será a vida e a inclusão efetiva para o público surdo“, explicou.
“Eu costumo dizer que quando eu vou para a sala de aula, na verdade vão duas Doanis. Uma é aquela que estudou bastante, que se capacitou, que fez mestrado, e outra é a Doani criança, uma criança que prepara a aula para outras crianças”, brincou.
E o conteúdo dela é mesmo bastante lúdico. Olha os vídeos que ela faz para ensinar a garotada:
O trabalho de Doani leva educação, inclusão e dignidade a crianças de uma área vulnerável de Campinas. E em São Paulo, um projeto tenta devolver a dignidade a pessoas com dependência química. Saiba como ajudar, através da vaquinha do VOAA, clicando aqui.
Doani foi reconhecida como um dos 10 melhores professores do mundo em 2020
Um orgulho sem tamanho para o Brasil. No país em que muito se fala sobre a desvalorização do professor, Doani foi reconhecida entre os 10 maiores docentes no Global Teacher Prizer, considerado o “Nobel da Educação”.
Foram inscritos mais de 12 mil professores de 140 países diferentes na edição de 2020 do prêmio e ela ficou entre os 10 finalistas. O vencedor foi o indiano Ranjitsinh Disale. Ele dividiu uma parte do prêmio de U$ 1 milhão com os outros finalistas, inclusive a Doani. Demais atitude dele, né?
“Foi indescritível. Uma sensação muito legal de poder representar o Brasil num momento tão complicado, conturbado, então eu tô muito feliz de poder representar o Brasil e o professor. Eu carrego essa bandeira do professor, em especial do professor da Rede Pública, e também dar visibilidade para a língua de sinais, para os surdos“, analisou.
“Espero que sua história inspire aqueles que desejam se tornar professores e também destaque o incrível trabalho realizado diariamente pelos professores brasileiros e de todo o mundo”, disse a diretora-geral adjunta da Unesco para a Educação, Stefania Giannini.
Doani já é inspiração, não apenas para os professores, mas para todos nós. 😍
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar