Gui Khury, fenômeno brasileiro do skate, fez história ao faturar uma medalha de bronze no X Games, um dos maiores torneios de esportes radicais do mundo!
Aos 13 anos, ele é o atleta mais jovem a subir no pódio em toda a história do evento. Neste ano, o X Games está sendo realizado em Chiba, no Japão.
Na madrugada desta sexta-feira (22), com uma performance de arrancar gritos dos espectadores, no skate vertical, o jovem skatista demonstrou vasto reportório de manobras, aplicando o 540º, 720º e um 900º.
Suas boas manobras lhe garantiram o terceiro lugar no maior campeonato de esportes radicais do planeta, além de mais um recorde: o skatista mais jovem do vertical a ganhar uma medalha, com 13 anos e 4 meses.
Em 2021, Gui já havia feito história no X-Games, conquistando três recordes mundiais no Guiness: 1º como atleta mais jovem a participar da competição, o 2º por ser o mais jovem a ganhar medalha de ouro no X-Games e o 3º por ser o primeiro a dar a manobra 1080º em uma competição. Na ocasião, o jovem foi abraçado pela lenda do skate, Tony Hawk.
O garoto prodígio ainda tem mais uma modalidade para participar, a prova de Best Trick – Melhor Manobra, no skate vertical, que acontece neste sábado (22). Gui será o único brasileiro a participar dessa prova.
Gui Khury nasceu para ser um fenômeno no esporte e, desde cedo, a vida o levou para as pistas de skate.
Com apenas 5 anos, ele já impressionava mostrando habilidade e coragem para encarar manobras de “gente grande”, fazendo altos aéreos e giros em mega rampas. Hoje, com 13 anos, o menino prodígio coleciona feitos inéditos, recordes mundiais certificados pelo Guinness World e é a maior promessa para o futuro do skate masculino.
Em julho do ano passado, Gui fez história ao ser o primeiro skatista a completar, em um campeonato, o 1080° – três giros completos no ar – em uma pista vertical, e o mais jovem atleta a ganhar medalha de ouro no XGames, a maior e mais conceituada competição de esportes radicais.
O feito também superou o recorde do americano Tony Hawk, conhecido como a lenda do skate e entrou para o livro dos recordes de 2022.
Ao todo, Gui coleciona três recordes no Guiness World Records: um por ser o atleta mais jovem do XGames, outro por ser o primeiro skatista a realizar a manobra 1080, no vertical, e o mais recente, por ser o medalhista de ouro mais jovem dos X-Games (masculino). Os recordes foram alcançados em sequência, um a cada ano. Já em 2022, Gui Khury foi convocado pela primeira vez para integrar a Seleção Brasileira Júnior de Skate e representar o país na temporada.
Assista ao vídeo:
Fonte: Metrópoles
Fotos: Reprodução / Instagram: @XGAMES
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar