5º Mutirão de Empregos Sorocaba tem edição especial “Meu Primeiro Emprego” e encaminha mais de 1.000 jovens ao mercado de trabalho

 

O 5º Mutirão de Empregos Sorocaba edição especial “Meu Primeiro Emprego”, realizado nesta quarta-feira (20), no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), disponibilizou mais de 3.500 vagas de emprego, sendo mais de 1.000 delas destinadas exclusivamente a jovens aprendizes, estágios ou a tão sonhada oportunidade do primeiro emprego.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo (Sedettur), com o apoio da Secretaria de Governo (Segov), da Secretaria de Comunicação (Secom) e do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).

Ao todo, foram atendidas em torno de 1.300 pessoas, com igual número de encaminhamentos para vagas de emprego, sendo que diversos participantes tiveram mais de uma oportunidade de trabalho disponibilizada.

O prefeito Rodrigo Manga esteve no Parque Tecnológico, prestigiando o mutirão, e falou aos presentes. “Hoje é um dia de alegria, em que muitos sorocabanos poderão sair com o encaminhamento a vagas de emprego. O ‘Mutirão de Emprego Sorocaba’ tem o intuito de reunir as vagas disponíveis em Sorocaba e região em um só lugar, para facilitar a vida do cidadão que procura uma nova oportunidade de trabalho”, disse o chefe do Executivo.

“Hoje, estamos realizando o ‘Mutirão de Empregos Sorocaba’ de forma diferente, facilitando com que jovens tenham acesso ao primeiro emprego, possibilitando o pontapé inicial em sua caminhada profissional. Por isso, esta é uma edição especial para eles”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo.

Cristiane da Silva, 35, está, há seis anos, fora do mercado de trabalho e recebeu o encaminhamento para realizar uma entrevista para a vaga de corretora de imóveis. “Estou saindo com a entrevista de emprego marcada para esta sexta-feira (23). Só tenho que agradecer a Deus e à Prefeitura por essa oportunidade”, relatou.

Para Ronaldo Abbadie Arend, analista júnior da SX Negócios, plataforma direcionada aos clientes Santander, que ofereceu mais de 700 vagas de emprego no local, a ideia do mutirão é fundamental na busca de um trabalho. “Eu acho muito inovador uma cidade que oferece essa oportunidade, com evento realizado todos os meses. Temos quatro sedes no Brasil e Sorocaba é a única cidade que realiza esta ação tão impactante mensalmente”, afirmou o analista.

Já, a candidata à vaga de telemarketing Rebeca Zanardo, de 18 anos, estava ansiosa para atuar no ramo. “É um imenso prazer participar do ‘Mutirão de Empregos Sorocaba’ e, por se tratar de a primeira possibilidade de emprego, sinto-me animada com a oportunidade”, comemorou.

Leandro Barbosa, de 22 anos, também se candidatou para sua primeira vaga de emprego. “Chegar ao local e já ser encaminhado a uma vaga de emprego é muito bom, principalmente para nós, jovens, em que a oportunidade de trabalho se torna mais difícil, devido à falta de experiência no mercado”, contou.

“O 5º Mutirão de Empregos Sorocaba foi a edição que teve a maior participação em entrevistas de emprego no local, além das agências que receberem currículos para atuação no mercado de trabalho”, relatou o diretor de área do Sedettur, Bruno Santana.

Estiveram presentes no mutirão, além do prefeito Rodrigo Manga e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo, a secretária de Comunicação, Fernanda Burattini, o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, o diretor de Área da Sedettur, Bruno Santana, o diretor de operações do Parque Tecnológico de Sorocaba, Eduardo Marques, que representou na ocasião o presidente do PTS, Nelson Cancelara, e o vereador Fábio Simoa.

 


Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias