Prefeitura de Sorocaba prossegue com processo de restauração de prédios históricos da cidade

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), dá continuidade ao processo de restauração de prédios históricos da cidade. Nesta nova etapa, foi dado início aos preparativos para o restauro do Museu Histórico Sorocabano (MHS), previsto para começar nas próximas semanas. Trata-se de mais um passo nesse processo de recuperação dos patrimônios municipais, por meio de convênio com o Ministério do Turismo, que inclui, ainda, o prédio anexo à Estação Ferroviária (atual Barracão Cultural e antiga Casa do Turista), também já em obras, além do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e do Casarão de Brigadeiro Tobias.

Nesses quatro locais, os trabalhos estão a cargo da empresa Estúdio Sarasá – Conservação e Restauro, vencedora de licitação, especializada em manutenção e ações desse tipo em prédios históricos. O convênio inclui todas as despesas necessárias para a execução dos serviços, tais como: materiais, mão de obra, equipamentos, deslocamentos, fretes, entre outras demandas que podem ocorrer durante as obras, seguindo acordos, termos e condições preestabelecidas.

“Esses prédios têm um valor histórico muito grande para o município, além de serem patrimônios muito importantes, não apenas para a cidade de Sorocaba, mas também para toda a região e o País. A previsão é que obras em todos esses locais estejam concluídas em 180 dias, prazo conforme previsto pela empresa licitada responsável”, destaca o secretário de Cultura de Sorocaba, Luiz Antonio Zamuner. O repasse federal para execução das reformas, via Caixa Econômica Federal (CEF), é de R$ 749.989,98, com uma contrapartida municipal no valor de R$ 488.907,48.

Os preparativos para restauração do Museu Histórico Sorocabano foram iniciado nesta quarta-feira (20), com o desmonte do anexo do prédio, assim como o recolhimento da charrete e do tradicional batelão (canoa) que estavam expostos no gramado do MHS. Após essa fase, as árvores presentes na área passarão por análise técnica, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), para que todos os cuidados também sejam tomados.

As intervenções igualmente ocorrem, desde março, no prédio anexo à Estação Ferroviária (atual Barracão Cultural e antiga Casa do Turista). As paredes do imóvel passaram pelo processo de restauro e se encontram aptas para receber a nova pintura. Já foram retiradas cerca de 40% das telhas antigas do prédio, que serão posteriormente adequadamente substituídas, como parte do processo de restauração.

Os passos seguintes serão recuperar o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e o Casarão de Brigadeiro Tobias. A futura utilização do Casarão está sendo estudada pela Secult, considerando a melhor forma de ocupação do espaço que será restaurado.

 

Intervenções necessárias

O restauro arquitetônico desses quatro prédios está sendo realizado devido ao processo de degradação resultante da ação do tempo, garantindo a conservação dos edifícios, dos móveis e do acervo histórico, além da manutenção dos projetos desenvolvidos e a segurança de visitantes e funcionários.

As obras também têm como finalidade a modernização dos próprios municipais da Secretaria de Cultura, incluindo revisão dos sistemas elétricos, hidráulicos e manutenções estruturais, a partir de critérios técnicos adotados pela empresa especialista contratada e exigências pontuadas, conforme necessidade de cada prédio.

Além das reformas estruturais, como o restauro das esquadrias, revestimentos e pinturas, paredes internas e fachadas, a acessibilidade dos prédios também passarão por melhorias, assim como o sistema de prevenção e combate a incêndios e emissão de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), considerados pontos cruciais para atender os visitantes desses espaços.

“O objetivo das obras, além da preservação e valorização histórica de Sorocaba, é garantir o retorno de ações culturais nesses prédios, possibilitando a visita regular tanto de munícipes, quanto de turistas”, complementa o secretário de Cultura de Sorocaba.

 

Fotos: Fernando Abreu e Felipe Pinheiro

 


Read More