Cônsul-geral da Coreia do Sul em SP visita Parque Tecnológico de Sorocaba para discutir futuras parcerias

O cônsul-geral da República da Coreia do Sul em São Paulo, Insang Hwang, visitou o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), com o objetivo de discutir futuras parcerias e investimentos no município. Na ocasião, foi recebido pelo presidente do PTS, Nelson Tadeu Cancellara, e pelo diretor-executivo da Inova (Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba), André Santos.

Conforme Insang Hwang, o Consulado coreano acompanha, com grande expectativa, o desenvolvimento de startups com base tecnológica, sobretudo as residentes no PTS. Assim, eles estão empenhados em atrair investimentos de empresas da Coreia do Sul para Sorocaba e sua Região Metropolitana.

Acordos de cooperação com outros países, por meio da interatividade, sempre despertam o interesse do Parque Tecnológico, destaca Nelson Cancellara. “Buscamos firmar parcerias não apenas com empresas desse País, mas também com universidades coreanas para, dessa maneira, aplicar ideias inovadoras aqui em Sorocaba”, ele afirma.

Durante a visita, o cônsul-geral sugeriu a organização de uma comitiva local, comandada pelo prefeito Rodrigo Manga, para visitar a Coreia do Sul, no segundo semestre deste ano, e conhecer os projetos e negócios que lá são desenvolvidos. “Essa iniciativa positiva demonstra o interesse em nossa cidade e isso, certamente, poderá gerar boas relações e negócios”, acrescenta Cancellara.

Quem também participou da reunião foi Sungbum Bae, diretor-geral da Kotra-Korea Trade-Investment Promotion Agency, agência de promoção de investimentos comerciais sul-coreana. Ele conta que os empresários daquele País estão sempre atentos às possibilidades que podem ser concretizadas dentro de uma localidade específica, como é o caso do PTS. “Acredito que essa parceria contribuirá muito para todos”, diz o executivo.

A visita do cônsul-geral da República da Coreia do Sul em SP ao Parque Tecnológico de Sorocaba foi proposta pela deputada estadual Maria Lucia Amary, que integra a Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. “O propósito desse encontro foi apresentar o PTS como uma importante alternativa de intercâmbio social, educacional e cultural e, assim, atrair novos investimentos”, explica a deputada.

A comitiva sul-coreana que esteve no Parque Tecnológico contou, ainda, com Byeongwook Woo (vice-cônsul), Jorge Noh (coordenador de assuntos políticos) e Doo Ok Choi (diretor da Kotra-Korea). Por sua vez, a coordenadora interina do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), Bárbara Eliza Braz, também representou Sorocaba.

Fotos: Divulgação


Parque Tecnológico – Agência de Notícias