A Urbes – Trânsito e Transportes está realizando um plano de ação para ampliar e melhorar, cada vez mais, a qualidade do atendimento do Transporte Especial na cidade. As mudanças estão sendo realizadas, inclusive, a partir de demandas recebidas pelos usuários, como dimensionamento de linhas e trajetos, para otimizar o serviço.
O Transporte Especial é um serviço de porta a porta, operado pelo Consórcio Mobility Transportes, por meio de concessão pública, e gerido pela Urbes. Ele é destinado a atender as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, temporária ou permanente, em alto grau de dependência, impossibilitadas de utilizar o transporte coletivo urbano convencional, preferencialmente para as pessoas socioeconomicamente vulneráreis.
“O Poder Público está trabalhando dia e noite para aperfeiçoar os serviços prestados à população sorocabana. Mantemos um diálogo direto com os usuários do transporte especial, para identificar as necessidades e agir de forma assertiva. Estamos, inclusive, otimizando o atendimento telefônico e a Mobility, criando um novo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), por telefone e WhatsApp”, destaca o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.
Nesse sentido, em abril, o diretor-presidente da Urbes e técnicos da empresa pública visitaram o Instituto Maria Claro, no Jardim América, para conversar com crianças e seus cuidadores, a fim de entender em detalhes todas as necessidades quanto ao transporte especial na cidade. Com o mesmo propósito, na última semana, também houve reunião entre a Urbes, representantes do Consórcio Moblity e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (CMPcD), além de usuários do transporte especial.
“Dia a dia, mudanças têm sido feitas nas rotas, a fim de atender sempre da melhor forma a população. Estamos, por exemplo, buscando manter os mesmos motoristas e agentes de bordo em cada linha, a fim de criar um vínculo com as crianças e demais pessoas assistidas, promovendo um serviço mais humanizado”, adianta o diretor de Transporte Especial da Urbes, Cristiano Melo.
Seguindo essa mesma proposta, o Consórcio Mobility, em cerca de 30 dias, iniciará uma nova capacitação a todos os seus funcionários. “A questão do atendimento excelente e humanizado é tão importante, que estamos criando um curso nessa área voltado a todos os nossos funcionários, tanto do setor Operacional, como Administrativo,” afirma Aluízio Júnior, presidente do Consórcio.
A Urbes também realiza estudos para ampliação do contrato atual de prestação do serviço, para aumentar a frota disponível do Transporte Especial e atender mais pessoas, zerando a demanda por esse atendimento na cidade. A Mobility estará apta a ampliar a oferta de transporte especial no município, tanto é que já fez o pedido de novos veículos à montadora e, por se tratar de modelos diferenciados, totalmente adaptados, devem estar disponíveis em cerca de 90 dias.
“A logística de ampliação é feita acionando individualmente cada família. Desde que iniciamos esse plano de ação, outras 26 pessoas já estão sendo atendidas. Mais uma novidade é que iniciamos processo para contratação de roteirizador, o que otimizará as viagens, trazendo ainda mais conforto aos usuários e presteza na execução do serviço”, complementa o diretor-presidente da Urbes.
Atualmente, cerca de 1.000 pessoas são assistidas no município, entre usuários e acompanhantes, por uma frota de 31 veículos, sendo 26 micro-ônibus e cinco vans. O Transporte Especial em Sorocaba opera de segunda a domingo, das 6h às 24h, regulamentado pelo Decreto 23.346/2017. Em 2020, esse serviço realizou aproximadamente 2.500 viagens/mês. Já, no ano de 2021, houve o dobro de atendimento mensal, com aproximadamente 5.000 viagens e, neste ano de 2022, esse serviço já realiza, em média, 10.000 viagens/mês, ou seja, o dobro de 2021.
Outra opção para as pessoas com deficiência, mas que conseguem acessar o transporte coletivo convencional, é se dirigir à unidade de saúde ou Casa do Cidadão mais próxima, para adquirir o Cartão Livre, que também é gratuito. A frota de ônibus em Sorocaba está 100% adaptada a cadeirantes e deficientes.
A Urbes disponibiliza um canal de comunicação destinado exclusivamente ao Transporte Especial, pelo telefone: (15) 3331-5003 ou WhatsApp (15) 99742-6812, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Urbes – Agência de Notícias