“Eu não olhei para as limitações. Eu pensei, ‘vou fazer Direito, pois quero ser advogado’”

O sol nem bem apareceu, mas 5h da manhã já é hora de Patrick Monteiro, 27 anos, pegar seu primeiro ônibus para ir à faculdade de Direito. Ele mora em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, e estuda no Rio de Janeiro. Um percurso que leva aproximadamente 3 horas, ida e volta, em cima de uma cadeira de rodas.

Patrick nasceu com uma síndrome rara, chamada artrogripose múltipla congênita, que causa a rigidez das articulações, atrofiando os membros superiores e inferiores. Patrick foi desenganado pelos médicos, lhe deram apenas três meses de vida. Felizmente, Patrick sobreviveu, cresceu e sonhou com uma vida em cima dos palcos.

Porém, o sonho de viver de música não foi para frente. Sua banda acabou e, apesar de algumas apresentações solo, precisou redirecionar a rota, botando a cara nos livros.

“Realmente foi desesperador. E, assim, eu sou uma pessoa cadeirante. De certa forma, acaba sendo um pouco mais difícil. Mesmo assim, eu falei, ‘eu quero mudar a minha realidade, não posso depender do governo’, entende?”, diz.

“A bolsa facilita pelo fato de tornar o preço acessível”

Patrick pesquisou várias opções de cursos, até que decidiu estudar Direito, por ter mais a ver com ele. Então, começou a buscar faculdades que oferecem descontos e que não exigem o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para admissão.

“Foi quando conheci a Quero Bolsa, que me deu uma possibilidade gigantesca de ingressar na faculdade. Aderi ao programa e não tenho do que me arrepender porque me favorece muito. Estou quase na metade da graduação graças à Quero Bolsa”, afirma.

A Quero Bolsa é uma plataforma de ensino que oferece bolsas com até 80% de desconto no valor das mensalidades para Educação Básica, cursos livres, aulas de idiomas e Ensino Superior.

Patrick quitou boa parte das mensalidades do curso através do Programa de Indicações da Quero Bolsa. Foto: reprodução/Instagram @patrickmonteiro.oficial

Patrick abraçou a oportunidade e o sonho de se tornar advogado nunca esteve tão próximo, embora desafiador. Afinal, além da faculdade ficar a uma distância razoável da casa dele, já houve vezes em que o elevador de embarque do ônibus apresentou problemas, comprometendo o seu deslocamento. Ainda não existem cursos de Direito EAD reconhecidos pelo Ministério da Educação.

“Passo por experiências que todo cadeirante passa com os transportes públicos. Mas a gente vai superando, tentando galgar os nossos objetivos”, diz.

De todos os desafios, ao menos com a mensalidade da faculdade, Patrick não tem com o que se preocupar. Até porque, através do Programa de Indicações da Quero Bolsa, já quitou boa parte delas! É isso mesmo. Você acumula pontos para trocar pelo pagamento de suas mensalidades toda vez que indicar a Quero Bolsa para amigos.

“Pra você que sonha fazer o curso de Direito e ser advogado, promotor, juiz, o que eu tenho para dizer é que, mesmo sendo difícil acessar o curso, é possível. O valor é alto para quem opta pela faculdade particular, mas também existem meios de entrar. O Quero Bolsa favorece muito isso”, destaca o futuro advogado.

Faça como o Patrick e garanta agora uma Big Bolsa de estudos, clicando aqui.

EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar