As obras de implantação de redes coletoras de esgoto que Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), desenvolve no bairro Inhaíba, alcançaram nesta semana os 50% das intervenções previstas, com as equipes da autarquia trabalhando em ritmo acelerado no local.
“O desenvolvimento de projetos e obras para a implantação e ampliação do sistema de saneamento em pontos da cidade que ainda não contam com esse benefício é parte integrante e fundamental do nosso plano de governo para essa área. Essa obra no bairro Inhaíba é uma das que estão no planejamento de nossa administração, ao lado de outras”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.
De acordo com o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, na primeira etapa das obras em Inhaíba, bairro localizado na região de Brigadeiro Tobias, zona leste da cidade, “a implantação do sistema de saneamento teve início a partir da confluência da Rua Benedito Alexandre Pires com a Estrada do Sol. Dos 3 quilômetros de tubos previstos no projeto elaborado por nosso Departamento de Esgoto, 1,5 quilômetro já está implantado”.
Estão sendo utilizados tubos em PVC de 150, 200, 300 e 400 milímetros de diâmetro e, além dessas redes coletoras, o projeto inclui a execução de 427 metros de redes de recalque, de 250 milímetros de diâmetro, e um emissário de esgoto de 657 metros de extensão e 400 milímetros de diâmetro, também em material PVC.
Funcionamento
Todo esse trabalho será realizado com pessoal e recursos próprios da autarquia, completado com a implantação de uma Estação Elevatória de Esgoto (bombeamento), que será executada por empresa especializada.
“Tecnicamente, após a conclusão das intervenções previstas, o novo sistema começa a funcionar com a captação do esgoto gerado no bairro pelas redes coletoras, que passa em seguida pela Estação Elevatória e rede de recalque e, destas, para o emissário que será interligado ao sistema já existente em Brigadeiro Tobias que, por sua vez, conduzirá os efluentes até a Estação de Tratamento de Esgoto Aparecidinha, às margens da rodovia José Ermírio de Moraes (Castelinho)”, detalha o diretor-geral da autarquia.
A estimativa é de que todas as intervenções previstas sejam concluídas ainda no primeiro semestre deste ano.