A Urbes – Trânsito e Transportes, a partir desta sexta-feira (1/4), dá início ao calendário de abril de atividades educativas de trânsito. Para este mês, estão programadas 35 ações que trabalham 11 temáticas diferentes. As iniciativas correm em pontos e locais estratégicos da cidade.
Durante as ações, serão realizadas abordagens a públicos específicos no trânsito, como motociclistas, pedestres, motoristas e ciclistas, conscientizando acerca de assuntos importantes, como: limite de velocidade, uso do celular ao volante, trânsito seguro nas proximidades das escolas, entre outros.
“As ações educativas da Urbes têm o objetivo de conscientizar para um trânsito mais seguro a cada dia, além de proporcionar palestras e a entrega de materiais educativos nas escolas, pois o conhecimento das boas práticas deve começar desde cedo”, destaca o encarregado do setor de Educação para o Trânsito da Urbes, Altair Farias.
O primeiro tema a ser trabalhado nesta sexta-feira é “Motociclista Seguro”, quando serão entregues materiais de conscientização aos condutores, durante os intervalos semafóricos na Praça Dom Tadeu Strunck, das 9h às 11h. O mesmo acontecerá na ação “Trânsito Seguro”, no cruzamento da Avenida Gal. Osório com a Avenida Adhemar de Barros, das 18h30 às 20h30.
Mais uma vez, a Urbes dará destaque em abril à conscientização sobre a imprudência e os riscos de o motorista dirigir alcoolizado, por meio do programa “Álcool e Direção”. Somente em abril, serão nove atividades com esse tema, iniciando no dia 8/4, na Avenida Dom Aguirre, próximo ao Corpo de Bombeiros, das 9h às 11h e no cruzamento da Avenida Antônio Carlos Comitre com a Avenida Washington Luiz, das 13h30 às 15h30. A mesma ação seguirá até o fim do mês, em diferentes dias, locais e horários, incluindo uma blitz “Lei Seca” na Rua Ossis Salvestrini Mendes, das 9h às 11h.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista flagrado sob a influência de bebida alcóolica está sujeito à multa de R$ 2.934,70, perda de sete pontos no prontuário e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em casos mais graves, o infrator pode ser detido e responder criminalmente.
A Urbes realiza atividades educativas gratuitas em diversos pontos da cidade, além de nas escolas, entidades e empresas. Os interessados em solicitar essas ações podem acessar o site: www.urbes.com.br. Depois, basta clicar em “Ouvidoria”, selecionar o assunto “Educação para o Trânsito” e em “Abrir Manifestação”, para, então, preencher o formulário de solicitação.
Urbes – Agência de Notícias