O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realiza a implantação de redes de distribuição de água no bairro Campininha, localizada na Zona Norte do município. Os trabalhos tiveram início no dia 3 de março e a previsão da autarquia é que sejam concluídos até o fim deste mês de abril. Inicialmente, 70 famílias serão beneficiadas pela iniciativa e passarão a receber água tratada canalizada em suas casas.
A rede que está sendo instalada é composta de tubulação de PVC, de 50 milímetros de diâmetro. O prefeito Rodrigo Manga e o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow, vistoriaram a obra, na tarde desta sexta-feira (25), acompanhados do vereador João Donizeti.
“Estivemos aqui, no ano passado, durante uma das edições do programa ‘Prefeitura de bairro em bairro’, e essa questão da falta de rede de água foi a principal demanda apresentada pelos moradores. Naquela ocasião, nos comprometemos a instalar essa melhoria e, agora, estamos de volta aqui para acompanhar os trabalhos sendo feitos. É mais dignidade e qualidade de vida para a população”, destacou Rodrigo Manga.
O trecho total da intervenção tem aproximadamente 4 mil metros de extensão, que são divididos em três partes. A primeira delas já teve início, a partir da Estrada da Campininha, altura do número 360, prolongando-se pela mesma via, ao longo de 2,2 mil metros. A segunda parte inicia-se no entroncamento entre a Estrada da Campininha e Estrada Isaltino da Silva, até as residências na via conhecida como Rua H, em uma extensão de aproximadamente 1.100 metros. E o terceiro trecho terá início no entroncamento da Estrada Flor de Carvalho com a Estrada Isaltino da Silva, até os imóveis na travessa Vilma Rodrigues Ribas, ao longo de 700 metros de extensão.
Antes dessa ação da autarquia, os moradores costumavam emprestar água de vizinhos que possuem poços artesianos ou adquirir caminhões-pipa. “O custo é muito alto todos os meses e, já há anos, pedíamos a instalação de rede de água canalizada. Desta vez, fomos atendidos. Era uma promessa antiga, mas que está saindo do papel agora com esta administração. Estamos muito felizes”, diz a faxineira Maria Júlia Pereira dos Santos, 43 anos, que mora nas proximidades da Estrada da Campininha.
O diretor diretor-geral do Saae/Sorocaba explica que o aumento da demanda local de moradores nessa região da cidade justifica a viabilização do projeto de implantação de rede de água, de forma a atender à coletividade. “Após a conclusão da rede, quem tiver imóvel nessas vias poderá solicitar a ligação de água, diretamente nos postos de atendimento do Saae/Sorocaba. Faremos, inclusive, um mutirão para agilizar a ligação da água nas residências”, adianta.
O vendedor Gilberto Marques, 59 anos, acompanhou a visita das equipes da Prefeitura e do Saae/Sorocaba às obras e não escondeu a felicidade. “Estamos muito gratos por lembrarem da gente aqui, no bairro. Melhor ainda é que os serviços estão sendo executados de maneira muito organizada e rápida. Não vejo hora ter ter água canalizada em casa”, acrescenta.
Saae – Agência de Notícias