Crianças e adultos plantam 300 árvores em área de proteção ambiental para celebrar o Dia da Água e o Dia do Rio Sorocaba

 

Mais de 40 pessoas, entre crianças e adultos, participaram, nesta terça-feira (22), data em que se comemoram o Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba, de um plantio de 300 árvores nativas em uma APP (Área de Preservação Permanente), localizada na Rua Luís Braile, no Jardim Siriema, às margens do Rio Sorocaba. O espaço ganhou mudas de diferentes espécies, como uvaia, jerivá, paineira, ipê-amarelo, jatobá, pau-formiga, quaresmeira, grumixama e sibipiruna.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a ação fez parte da programação da Semana da Água e do Rio Sorocaba, que acontecerá até domingo (27), e contou com a participação de alunos do Centro de Educação Infantil “Rubens Vieira” (CEI-51), servidores da Sema e do Saae, além de representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Comdema), Polícia Militar Ambiental, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Kanjico, DHL e Rotary Club Sorocaba Granja Olga.

O objetivo do plantio foi de, além de recuperar a mata ciliar do Rio Sorocaba, sensibilizar as pessoas com relação à importância da conservação dos recursos hídricos. Promover plantios, como esse, é fundamental para manter a qualidade e o fluxo dos recursos hídricos da cidade e, assim, ajudar na conservação da natureza, já que as matas ciliares têm a função de proteger a água de nascentes, córregos e rios.

Além disso, a ação garante a ampliação da área vegetal da cidade em harmonia com o Plano Municipal de Arborização. As árvores são importantes também para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento e ajudam no controle da erosão do solo.

De acordo com a professora do CEI-51, Ana Paula de Togni Lamarca, que acompanhou a turma do 2º ano da Pré-escola, esse foi a primeira experiência de plantio das crianças. “Nós já estávamos trabalhando em sala de aula sobre a água e a questão da importância de ter um rio limpo e, agora, após esse plantio, vamos dar continuidade ao tema, falando sobre a importância da arborização e a relação com a qualidade da água”, explicou.

A equipe da Sema coordenou toda a ação, fornecendo toda a estrutura necessária, desde a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas do viveiro, até a utilização de tutores e insumos. Além disso, antes do plantio, a equipe de Educação Ambiental da Sema realizou uma oficina com todos os participantes, demonstrando a maneira adequada de plantar.

 

Fotos: Michelle Alves/Secom


Meio Ambiente – Agência de Notícias