Na segunda-feira (21), quando se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), promoverá, das 15h às 16h, a apresentação de dança “Vem ser feliz!”, idealizada por Leila Souza, com o Grupo Abracadabra da Associação Fazendo Arte, no Barracão Cultural. A entrada é gratuita.
O objetivo da atração artística é sensibilizar a comunidade sobre a importância da inclusão social plena e efetiva das pessoas com Síndrome de Down na sociedade. A coreografia foi idealizada por Leila Souza, da Associação Fazendo Arte.
Criada em 2009, por iniciativa do ator e diretor Junior Mosko, a Associação Fazendo Arte tem como intuito promover atividades artísticas e culturais como instrumento de transformação social. Já, o projeto Abracadabra visa favorecer o desenvolvimento de crianças e jovens com Síndrome de Down, por meio da arte.
A Síndrome de Down é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, ligado ao par 21, por isso também é conhecida como Trissomia 21, que geralmente causa graus variados de deficiência intelectual e física e problemas médicos associados. Em cada célula do ser humano, existe um total de 46 cromossomos, divididos em 23 pares.
O público deverá seguir todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19, como usar máscara protetora e respeitar o distanciamento social. Também será disponibilizado álcool em gel no local.
O Barracão Cultural está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-8170.