Prefeitura de Sorocaba prossegue auxiliando famílias atingidas pelas chuvas de sábado (12)

A Prefeitura de Sorocaba prossegue com as ações humanitárias, nesta segunda-feira (14), para atender os moradores atingidos pelas fortes chuvas que aconteceram na madrugada de sábado (12), mantendo atuantes várias equipes de trabalho, reunindo a Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Urbes – Trânsito e Transportes, Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Ouvidoria Geral do Município e Secretaria da Cidadania (Secid), na mitigação das ocorrências causadas.

Nesta segunda-feira, foram atendidas mais sete famílias identificadas. Entre sábado e domingo (12 e 13), mais de 400 famílias foram visitadas e atendidas pela Secid e Defesa Civil, nas áreas mais afetadas, como Jardim Marly, Jardim Itapemirim, Mineirão, Vila Rica, Maria do Carmo Abaeté e Parque das Águas. O prefeito Rodrigo Manga também acompanhou as visitas.

A Defesa Civil dá seguimento ao trabalho de vistoria nos imóveis afetados pelas chuvas. O levantamento de famílias atingidas também continua, para apurar as principais necessidades, dando direcionamento para outros órgãos da Administração Municipal, para garantir a assistência.

O Saae/Sorocaba concluiu, na manhã desta segunda, o serviço de manutenção em redes de água e esgoto afetadas pelas chuvas, bem como auxilia na limpeza de vias e na remoção de entulho, para que não ocorra entupimento de galerias e cursos de água. Em bairros onde houve prejuízos na tubulação, o Saae/Sorocaba tem garantido o abastecimento, por meio do envio de caminhões-pipa. Novos testes nos sistemas de bombeamento de enchentes na calha do Rio Sorocaba também foram realizados.

Até o momento, a Secid já distribuiu 137 cestas básicas para as famílias afetadas pelas chuvas, além do fornecimento de refeições para as famílias atingidas, no sábado e no domingo.

A população também pode ajudar
O Fundo Social de Solidariedade, além disso, iniciou uma campanha de doações para atender às necessidades específicas de cada família. São necessários itens, como: colchões, camas, fogões, móveis, berços, geladeiras e eletrodomésticos em geral. Os interessados em colaborar podem entrar em contato pelo telefone: (15) 99108-4462. Ao mesmo tempo, a Defesa Civil também abriu compra emergencial de itens essenciais para serem distribuídos às famílias atingidas pelas chuvas.

Cidadania – Agência de Notícias